Nesta data comemorativa para o 1º Registro de Imóveis, a reportagem do JA teve a oportunidade de entrevistar João Baptista Galhardo. Bacharel em Direito, membro da Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário, revisor do IRIB, membro da Academia Araraquarense de Letras, professor e palestrante de Direito Registral, ele é, há muito tempo, o responsável pela Serventia, que tem como anexos o Tabelionato de Protestos e o Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas. Galhardo nos fala sobre a história e progresso do cartório.
“Todos os imóveis urbanos e rurais de Araraquara são registrados no Primeiro Registro de Imóveis, que está completando 159 anos de ininterrupto funcionamento. Não há notícia forense de processo anulando, lançamento por erro ou falha da Serventia, por sobreposição de registro”, relatou Galhardo, orgulhoso de sua equipe presencial e on-line de mais de quarenta servidores, além de sua filha,
Luciana Galhardo, oficial substituta.
Galhardo mencionou que todos os seus filhos são bacharéis em Direito: Sandra Galhardo, Desembargadora do TJSP; João Baptista Galhardo Junior, Desembargador do TJSP; Adriana Galhardo, Advogada; Flaviano Galhardo, Oficial do 10º Registro de Imóveis; e Luciana Galhardo. Todos começaram a trabalhar no referido cartório ainda jovens.
Em uma rápida entrevista, Luciana revelou que setenta por cento de todo o recebimento da Serventia envolve tributos e recolhimentos. Portanto, o cartório não retém sequer metade dos valores cobrados.
Excelência de atendimento
O Primeiro Registro de Imóveis possui uma equipe treinada para o atendimento ao público, que não espera mais de seis ou sete minutos, conforme senhas eletrônicas. Caramuru Fonseca do Nascimento, o Juninho, veterano da Serventia, afirma que “a equipe é treinada para atender a todos com simplicidade, de forma que entendam a função registrária”.
Acessibilidade
O cartório conta com uma excelente sala de espera, equipada com televisão, terminal de atendimento e ar-condicionado. Também possui banheiro adequado e uma cadeira de rodas para emergências. Luciana destacou que a Serventia tem uma aconchegante sala de refeição e descanso para os funcionários, equipada com banheiros, televisão, sofás, micro-ondas, geladeira, entre outros.
Quem não registra não é dono
Galhardo destacou que é muito comum alguém ser surpreendido pela venda de seu imóvel pelo proprietário alienante, visto que o primeiro comprador não registrou a compra. “Não importa que seu documento tenha data anterior”, enfatizou.
Com 159 anos de serviços prestados à comunidade de Araraquara, o Primeiro Registro de Imóveis continua a ser um pilar de confiabilidade e excelência em sua função registral.