Prefeitura faz seleção de preceptores para o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde

0
312
Foto: Divulgação
Processo seletivo que apresenta a possibilidade de bolsas para trabalhadores da saúde tem inscrições abertas
 

Nesta segunda-feira (11), a Prefeitura Municipal de Araraquara abriu inscrições para o processo seletivo interno para preceptores do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) – Gestão e Assistência 2022/2023. O edital pode ser conferido no site oficial da Prefeitura ou diretamente pelo link https://sistema.araraquara.sp.gov.br/link/pet_saude.

O programa foi lançado pelo Ministério da Saúde, por intermédio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), como fomento e organização das ações de integração do ensino de graduação nos territórios de saúde, para fortalecer o movimento de mudança da formação de graduação em saúde, aproximando do Sistema Único de Saúde (SUS). Vale destacar que o preceptor é um profissional de saúde com função de supervisão docente-assistencial, responsável pela atividade de organização do processo de aprendizagem e de orientação técnica de estudantes em fase de graduação ou de extensão, e deve estar envolvido em atividades de integração do serviço nos territórios.

As vagas destinam-se aos profissionais de nível superior ativos da Secretaria Municipal de Saúde, na atenção e gestão, e o processo seletivo terá validade de dois anos. O Ministério da Saúde é o responsável pelo pagamento das bolsas, que terão o valor de R$ 550. As inscrições, gratuitas, estão abertas até sexta (15), com o processo seletivo presencial marcado para o dia 19 de julho, das 9h às 12h, no CEFOR SUS, que fica na Rua Martinho Gerard Rolfsen, nº 827, Jardim Morumbi. A divulgação do resultado no dia 22, sexta-feira. A divulgação dos resultados será feira no site da Prefeitura (www.araraquara.sp.gov.br) e nos murais das universidades participantes;

As ações desenvolvidas pelos grupos de aprendizagem tutorial deverão envolver atores do SUS e da comunidade acadêmica, como professores, estudantes, profissionais de saúde, gestores e usuários, com foco na prevenção de agravos de saúde decorrentes da pandemia da Covid-19, a partir da melhoria da qualidade da assistência à saúde e da gestão no município de Araraquara.

Os objetivos do processo seletivo são: reorientar a formação profissional em seis cursos de graduação em saúde da Universidade Estadual Paulista (FOAr e FCF UNESP) e Universidade de Araraquara (UNIARA), assegurando a implementação de currículos adequando-os às Diretrizes Curriculares Nacionais e a Integração Ensino-Serviço-Comunidade; fomentar grupos de aprendizagem tutorial como instrumento para qualificação em serviço dos professores, profissionais da saúde, bem como de iniciação ao trabalho e formação de estudantes de cursos de graduação da área da saúde; e apresentar como perspectiva a qualificação da atenção e a inserção das necessidades dos serviços como fonte de produção de conhecimento e pesquisa nas IES.

Mais detalhes podem ser conferidos no próprio edital, disponibilizado no site oficial da Prefeitura de Araraquara.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.