Plenária da Cidade conclui o Orçamento Participativo 2023 nesta quarta (19)

0
369
Em plenária marcada para as 19h na Escola Industrial, população terá a oportunidade de eleger uma obra ou programa que beneficie toda a cidade


O Orçamento Participativo, programa que permite à população decidir os investimentos a serem feitos pela Prefeitura, terá sua edição 2023 concluída nesta quarta-feira (19), a partir das 19h, quando a Etec Profª Anna de Oliveira Ferraz (Escola Industrial), no Centro, receberá a Plenária Temática da Cidade, a última plenária do ano, que colocará para votação projetos relacionados aos três temas eleitos no OP Digital, que são bem-estar Animal, programa de política sobre drogas e esporte e lazer.

O coordenador executivo de Participação Popular, Renato Ribeiro, destaca que a Plenária da Cidade visa eleger uma obra ou programa que beneficie toda a cidade. “A plenária tem essa característica específica e a ideia é que a população apresente propostas, projetos que sejam para a cidade, não para um bairro ou para uma região. Eu acho que o melhor exemplo é o antigo Pronto-Socorro do Melhado, que foi eleito como prioridade na Plenária da Cidade e de fato é algo que não atende só a região do Melhado, mas a cidade como um todo”, comentou.

O OP Digital, votação online que elegeu os três temas que contarão com propostas na Plenária Temática da Cidade, foi concluído na última quinta-feira (13) com um total de 3.314 votos. Bem-estar animal foi o tema vencedor com 33% (1.105 votos), seguido de programa de política sobre drogas com 17,9% (592 votos) e esporte e Lazer com 16,7% (552 votos).

Outras temáticas

A Plenária da Cidade será também a última das sete plenárias temáticas da edição 2023 do Orçamento Participativo. A primeira temática do ano foi a Plenária Temática das Mulheres, que foi realizada em 10 de março e elegeu a ampliação do espaço Quilombo Rosa. No dia 10 de maio, foi realizada a Plenária Temática da População Negra, que elegeu a construção de uma sede para o Centro de Referência Afro “Mestre Jorge”. Em 18 de maio, a Plenária Temática das Pessoas com Deficiência elegeu como prioridade a ampliação do Centro de Referência do Autismo “Aldo Pavão Júnior”. No dia 16 de maio, foi realizada a Plenária Temática LGBTQIA+, que elegeu a construção de um espaço de lazer, cultura e esportes para a população LGBTQIA+. No dia 21 de junho, quando a Plenária Temática da Juventude elegeu como prioridade a reforma e ampliação do Centro de Referência da Juventude “Enide Maria Fernandes de Aguiar Fracasso”, no Jardim Pinheiros. A última plenária realizada foi a dos Idosos, no dia 30 de junho, que elegeu a construção de um Centro Dia do Idoso na região do Jardim Cruzeiro do Sul.

Orçamento Participativo

O Orçamento Participativo foi uma experiência iniciada de 2001 a 2008, na primeira passagem de Edinho como prefeito, e retomada em 2017. Por causa da pandemia e da impossibilidade de realização das plenárias, o programa não elegeu novas obras em 2020 e 2021. No ano passado, o OP voltou a ser realizado.

Em ação desde 2017, o Orçamento Participativo tem 55 obras eleitas até 2019, com 27 obras entregues, além de 17 obras eleitas em 2022, que entraram no orçamento de 2023. São R$ 43 milhões investidos nas obras e nos programas já concluídos. Considerando as obras sendo executadas e as que serão iniciadas, o investimento por meio do OP chega a R$ 100 milhões.

A programação completa é divulgada no site da Prefeitura, em www.araraquara.sp.gov.br.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.