N/A

Performance, oficina, conversa e cortejo: FIDA está intenso na terça-feira (24)

Cortejo à noite, na FCL-Unesp, encerra a programação com a indígena Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã

A performance “ESPERAR CANSA”, com Viccy Ferrari, abre a programação do FIDA – Festival Internacional de Araraquara nesta terça-feira, 24 de setembro. Com programação gratuita, o festival realizado pela Secretaria Municipal da Cultura e Fundart, apresenta também as Oficinas de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG) e Balé Clássico Revisitado” com Alejandra Díaz (Paraguay); Conversa “Semeando em Confluência com outros mundos” e Cortejo, com Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã (BA) e medição de Douglas Emilio, assistente de direção e curadoria do FIDA 2024.

A APAE Araraquara recebe a performance “ESPERAR CANSA”, com Viccy Ferrari, às 9h. A atividade, com direção artística de Beatriz Borghi, faz parte do projeto “CABEÇÃO_cansado pela Morada do Sol” e constitui uma proposta artística híbrida que cruza elementos do teatro, da dança, das artes visuais e do audiovisual, contemplada pela Lei Paulo Gustavo (LPG), via edital municipal de Araraquara.

Nesta instalação performática é apresentado o personagem “Cabeção”, um ser extraterrestre que cruza diferentes paisagens da cidade abrindo brechas de fantasia ao interagir com os espaços e com as pessoas que os ocupam.

A Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães, será das 13h40 às 15h20 na Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD). Nesta vivência prática, é apresentado o conceito “coreoação”, com propostas criativas para a sustentabilidade do corpo em movimento. Também, o dançaterapeuta Clênio Magalhães lança o livro homônimo.

À noite, das 19h às 21h, também na EMD, Alejandra Díaz ministra a oficina “Balé Clássico Revisitado”. As aulas são centradas na consciencialização do trabalho orgânico, aplicando os fundamentos da técnica do Ballet Clássico e as leis do movimento aos diferentes corpos, encontrar “le placement”, fluidez e prazer do movimento harmonioso.

Também, à noite, às 19h, no anfiteatro da Farmácia (no campus da FCL- Unesp), a baiana Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã leva seu conhecimento para a conversa “Semeando em Confluência com outros mundos”, com a mediação de Douglas Emilio. A proposta é dialogar e confluindo com o legado de Nego Bispo e Ailton Krenak e haverá participação especial de Joana Maria (filha de Nego Bispo) e Mestre Naldinho.

Na sequência, às 20h, a indígena realiza um Cortejo, dialogando com o público através das danças, cantos e do sagrado. Para o cortejo é proposto que, após o diálogo no anfiteatro, se faça uma cantoria em espaço aberto em que a indígena Flor Guerreira propõe aos presentes que dancem e cantem com ela – neste momento e será aceso o Palo Santo para acontecer a dança.

SERVIÇO:

FIDA 2024 – Festival Internacional de Dança de Araraquara

Data: terça-feira (24 de setembro)

·         Programação:

9h: Performance “ESPERAR CANSA”, com Viccy Ferrari – Grupo CABEÇÃO_cansado (apoiado pela Lei Paulo Gustavo – LPG)

Local: APAE – Av. Cientista Frederico de Marco, 750 – Jardim Cristo Rei (Vila Xavier)

13h40 às 15h20: Oficina de Dança “CoreoAção”, com Clênio Magalhães (BA/MG)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

19h: Conversa e cortejo “Semeando em Confluência com outros mundos”, com Maria Flor Guerreira Pataxó Txahá Xohã (BA), com mediação: Douglas Emilio (participação especial de Joana Maria, filha de Nego Bispo, e Mestre Naldinho)

Local: UNESP Araraquara (Rod. Araraquara Jaú, km 1)

19h às 21h: Oficina de Dança “Balé Clássico Revisitado”, com Alejandra Díaz (Paraguay)

Local: Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira (EMD) – Rua Vicente Jerônimo Freire, 12 – Vila Xavier

Programação gratuita

Oficinas – Inscrições abertas: https://bit.ly/oficinasfida2024

Espetáculos – ingressos distribuídos uma hora antes da apresentação, no local da atividade

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Foto: Juliana Batosto – Cabeção cansado

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS