Cleiton Rezende de Almeida (*)
É noite. Deitado no leito, do meu quarto, iluminado por uma luz de vela de Santo Antônio, enquanto o sono não vem, meu pensamento voa alto e longe, em busca de soluções para as problemáticas do mundo. Problemas de violência, drogas e miséria.
Violência gerada por drogas, que desorganiza as famílias atingidas. Violência da guerra que destrói um País. Violência por posse da terra que prejudica a produção, trazendo insegurança para os legítimos donos da terra. Violência dentro de casa, de todas as formas, contra a mulher e contra os filhos.
Tráfico de drogas que viciam os jovens, tornando negro e incerto o seu futuro, levando a brigas entre pais e filhos, ao mesmo tempo que os traficantes se enriquecem às custas da desgraça de famílias inocentes.
Miséria causando violência, fechando um círculo vicioso, de dificil saída.
Qual é a solução? A paz. Como encontrá-la? Na família. A família é o alicerce da paz. É construindo uma família sólida, dentro de princípios religiosos, onde a fé em Deus suplanta os obstáculos encontrados em nosso caminho, que venceremos a batalha da violência.
Assim, dentro de nossas casas é fundamental que haja harmonia, através do diálogo entre pais e filhos, para buscar resolver os conflitos existentes, com discussão sincera e franca, até superá-los.
Hoje, o uso de drogas entre jovens, principalmente, é muito comum e assustador, daí a necessidade de ficarmos atento ao comportamento de nossos filhos. Quando observarmos qualquer comportamento suspeito, imediatamente devemos investigar e ao se confirmar o vício, devemos procurar ajuda de pessoal especializado, tomando as providências sugeridas.
Solidariedade entre as pessoas é um dos caminhos para amenizar a miséria humana, não se devendo esperar que tudo se solucione através de ações governamentais, que são necessárias e indispensáveis, mas insuficientes e às vezes impossíveis.
O tráfico de drogas é um problema mundial dos mais graves, mas que pode ser combatido com denúncias de traficantes, que uma vez presos não vendem mais drogas para outros jovens, que podem ser salvos de tais malefícios.
A corrupção praticada por políticos é outra forma de violência contra os bons costumes, contra o povo e contra as instituições públicas. Como combatê-la? As eleições estão chegando, portanto a solução está em nossas mãos. Vamos procurar, com muito cuidado, eleger políticos honestos, sérios e competentes, vamos separar o joio do trigo, evitando os demagogos e populistas, os salvadores da Pátria.
Vamos fazer a nossa parte, viver em paz com a nossa família e estaremos dando uma enorme contribuição para a paz de todos.
(*) É médico e colaborador do JA