Parque Pinheirinho dá saudade

0
513

Luigi Polezze

O parque pinheirinho foi reaberto em 23 de agosto do ano passado (2021) e hoje a população pode visitá-lo sem maiores restrições. No entanto, grande parte do espaço não está mais como no passado.

Sofre com falta de manutenção e fiscalização. O número de funcionários parece ser insuficiente, uma vez que o JA, ao visitar o parque, pode notar resíduos em áreas menos visitadas, até corpos de animais mortos. Questionando o gerente local, Márcio de Almeida Janazzi , fomos informados que: há fiscais na grande área; que o trabalho é feito dentro das possibilidades, mas o controle completo é difícil; sempre haverá aqueles visitantes que não irão respeitar os cuidados com o parque.

As piscinas locais estão interditadas por conta de reformas. Existem planos de construir um espaço para melhor acesso ao público com deficiência física. Esse projeto está em execução há 3 meses. Ao lado das piscinas, há uma quadra simples de tênis que também carece de manutenção. De qualquer forma, é de fácil acesso ao público que desejar visitar ou para se divertir.

ESPAÇO ESQUECIDO

Agora, sobre os espaços mais esquecidos no Pinheirinho: as pistas de motocross, BMX (também conhecido como bicicross, é o caçula do ciclismo) e circuito de rodas. Enquanto as pistas dependem de concessões a particulares, o entorno é de responsabilidade do Executivo. O local está em total desuso. Márcio de Almeida Janazzi, o gerente diz: “está interditado o acesso ao público. Como não há nenhuma empresa responsável pelas pistas e não é feita a manutenção ou vistoria do espaço, há riscos de acontecer – invasão, acidentes ou até crimes – caso o público tivesse livre acesso. Por isso, está fechado”.

Um final infeliz para o local que já fez uma equipe hexacampeã de BMX.

O JA questionou o Executivo sobre futuros planos para o espaço. Nos foi informado: “o serviço de manutenção de limpeza na pista de bicicross do Parque Pinheirinho será feito nas próximas semanas, de acordo com a Secretaria Municipal de Lazer e Esportes. As demais adequações na pista deverão ser feitas num prazo de 90 dias”.

Apesar dos pesares, o parque possui um grande público. O Pinheirinho ainda é uma ótima opção para as famílias que desejam passar uma tarde ou simplesmente fazer uma atividade no local. Pai e filho fazendo ciclismo, famílias em piqueniques, jovens brincando no lago e jogos acontecem frequentemente.

A gerência parece se esforçar para atender os frequentadores com os recursos e pessoal de que dispõe. População aguarda melhorias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.