Parceria entre secretarias da Cultura e da Educação inicia com ações de educação patrimonial

0
151

Curso de formação nesta quinta-feira abre programação com o tema “Patrimônios, Memórias e Sustentabilidade”

Nesta quinta-feira, 25 de abril, tem início o curso de formação para professores da rede municipal e os funcionários dos museus e arquivo histórico. A abertura será às 13h na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, com a participação da Secretária Municipal de Cultura, Teresa Telarolli, e da Secretária Municipal de Educação, Clélia Mara dos Santos.

Este ano, a Secretaria Municipal da Cultura, por meio da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico, e a Secretaria Municipal de Educação iniciam um projeto a fim de promover ações conjuntas de educação patrimonial para os docentes e estudantes da educação básica, além dos funcionários dos museus e arquivo histórico.

A formação nesta quinta-feira abre a programação e apresenta o tema “Patrimônios, Memórias e Sustentabilidade”. A parceria entre Cultura e Educação irá realizar o curso de formação com palestras mensais e ministradas por convidados especializados, com o objetivo de problematizar o conceito de patrimônios e memórias, associando-os aos lugares, às pessoas, às celebrações e à realidade local.

Além da ação com os professores, os alunos do Ensino Fundamental receberão no segundo semestre a cartilha “Educar para o patrimônio: Araraquara uma cidade educadora”, material didático para interação e com sugestões de pesquisas. A cartilha é elaborada em linguagem de fácil compreensão, a fim de alcançar o maior número possível de pessoas, com informações sobre os principais pontos de memória e os diversos patrimônios de Araraquara.

A coordenadora do Patrimônio, Adriana Medina, afirma que esse projeto de educação patrimonial junto aos professores e estudantes da rede pública municipal tem como propósito fomentar a curiosidade, o interesse, o conhecimento e a identidade dos estudantes, visando a sua transformação em sujeitos históricos críticos e participativos.

A coordenadora acrescenta que a formação para os professores tem o objetivo de somar às práticas já desenvolvidas por muitos em seu cotidiano nas escolas e salas de aula, reforçando os diversos aspectos do patrimônio.

Para o historiador e assistente técnico da Coordenadoria do Patrimônio, Breno de Oliveira Conde, “é preciso enxergar os patrimônios e as memórias em uma dimensão ampla, diversa, dinâmica e indissociável das questões sociais e históricas, assimilando as diferenças e a pluralidade no campo do patrimônio e da memória para que se estabeleça as pontes com outras identidades e grupos sociais que um dia foram marginalizados e silenciados.”

Breno aponta que todas as ações da parceria da Coordenadoria de Acervos e Patrimônio Histórico com a Secretaria da Educação buscam se contrapor à ideia de uma memória e história única, potencializando a construção de uma educação cidadã, onde o acesso ao conhecimento sobre os patrimônios é considerado um direito social que deve estar amplamente disponível à maioria da população.

“Para atingir esse objetivo, a educação é vista com um papel fundamental, especialmente ao concentrar esforços em crianças, jovens e professores, capacitando-os como multiplicadores do conhecimento”, finaliza o assistente técnico da Coordenadoria do Patrimônio.

Vale lembrar que nesta quinta-feira, devido à formação com funcionários, os museus e o arquivo histórico funcionarão excepcionalmente das 9h às 12 horas.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.