Dentro de quatro meses, deve estar concluído o trabalho de restauração do Palacete Raia, localizado na esquina da avenida Espanha com a rua Nove de Julho e edificado pelo farmacêutico Luiz Raia, um italiano radicado na cidade desde o início do século XIX.
O trabalho faz parte de um projeto, viabilizado pela iniciativa privada (Droga Ven), que visa preservar as características originais de prédios da região central e iniciar um processo de revitalização dos edifícios históricos de Araraquara.
A restauração se dará na parte externa do prédio, devendo reproduzir o que determinava o projeto original, concebido por volta de 1890.
Toda a fachada passará por uma revisão, com enfoque para o revestimento das paredes e em detalhes, como ornamentos e molduras das janelas. O terraço, que costuma chamar a atenção dos pedestres, também receberá um tratamento especial, e o telhado será limpo e arrumado.
O arquiteto Lincoln do Amaral espera que o projeto dê início a uma cultura de preservação histórica no município, o que seria possível apenas com a participação de empresas privadas.