Outubro Rosa e o autoexame das mamas

0
575

Docente do IDOMED e especialista em mastologia explica sobre autoexame e a prevenção do câncer de mama

O Outubro Rosa é um Movimento Internacional de conscientização para o controle do câncer de mama e foi criado no início da década de 1990 com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
Apesar de o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional do Câncer (INCA) terem desaconselhado o autoexame das mamas, ainda hoje muitos médicos e especialistas recomendam a realização da prática de palpar os seios e a região da axila em um certo momento do mês.
A médica especialista em mastologia e docente da IDOMED, Kamila Maracaba Santiago, explica que o problema de realizar o autoexame de forma metódica é que, ao palpar e não encontrar nada, a pessoa pode acreditar que não tem problema algum e deixar de fazer avaliações de rotina que detectariam a doença precocemente. Porém, a prática tem sua eficácia, mas deve ser seguida de consulta médica e exames periódicos para identificar casos que possam passar desapercebidos. (Conceito Comunic Comunicação Empresarial – www.conceitocomunic.com.br)

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.