O presidente da Acia – Associação Comercial e Industrial de Araraquara, Valter Merlos, convida os agentes da prestação de serviço e circulação de mercadorias para jantar de confraternização, com direito à palestra sobre estratégia. Um prato para realimentar negócios.
O presidente Merlos, altamente otimista, apresentou ao plenário o novo presidente da Facira (Victor Cesar de Moura) e a nova mandatária do Fisa (Matilde Julien Ferraz).
O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara, Ivo Dall’Acqua Júnior, deu as boas-vindas ao diretor geral da Tribuna Impressa, Dr. Antonio Carlos Pereira de Almeida, “que atende nosso convite para falar sobre estratégia e liderança”.
Para o presidente Ivo, “um tema oportuno que vem ao encontro de nossa busca por saber, a fim de pensar caminhos para a construção de uma sociedade mais justa”.
O palestrante Dr. Antonio Carlos Pereira foi convidado pelo espírito de liderança e conhecimentos estratégicos para atingir o sucesso do empreendimento, neste ambiente de mudanças. Sempre rápidas, focadas na movimentação do mundo cada vez mais competitivo.
O diretor da Tribuna, há 5 anos, vive experiências notáveis que visam promover a vontade ler, de se informar. A vitória do jornal é o atestado de sua capacidade de gerenciar.
Traços bem definidos
Mais um encontro amistoso, desta feita para se alimentar de mensagem motivadora para enfrentamento da realidade, sempre exigente.
Ficou assentado, no clima de pensar a economia nos amplos salões do Clube 22 de Agosto, nesta semana, que devemos promover estratégia em nossa casa comercial, enfim, em nosso negócio com a capacidade de estar sintonizado aos eventos globalizados. Não adianta esperar para ver o que vai acontecer, neste leque de mudanças que se abre diariamente. Quem ficar parado, certamente será testemunha ocular do fechamento de sua empresa.
Pensar, sentir e agir dentro de novos ditames da liderança onde o dono interage com os colaboradores tendo em mente o resultado final.
Estamos diante de desafios que, no conjunto cristalino, exigem visão, paixão, agilidade e ética para respostas de qualidade.
Outra vertente absorvida é que o realismo do líder, do empreendedor reflete-se em sua equipe, a qual deve ter como fundamento central o treinamento moderno e eficiente.
O ponto alto da noite no “Mais Querido” foi a somatória: palavras do presidente Valter Merlos (Acia), presidente Ivo Dall’Acqua Júnior (Sincomércio), do novo presidente da Facira, Victor Cesar de Moura, e, claro, do orador principal, Pereira e Almeida. Todos motivaram os empresários a pensar e buscar alternativas para vencer num contexto disputado, de concorrência efetivamente acirrada. Com certeza a vitória vai sorrir aos mais preparados.
Estratégia na prática
O conferencista Antonio Carlos, que soube “vender” com criatividade a imagem de seu jornal, foi feliz ao atingir o interesse imediato da platéia quando, sem a preocupação de sequenciar conceitos científicos, discorreu sobre a sua vida profissional. Constituída de grandes performances.
A estretégia ficou nítida quando, por exemplo, ao dirigir a empresa do Estadão e Jornal do Brasil (Pisa – Papel de Imprensa S.A.) canalizou esforços para viabilizar economicamente o empreendimento. Os parceiros reunidos foram de vital importância para neutralizar a pressão exercida pelos militares da auto-denominada Revolução de 64. Não só pela censura que motivou a inserção de receitas culinárias até na primeira página, mas, principalmente pela morosidade da Cacex. Instituição que aprovava a importação de papel-jornal.
Outro bom momento foi quando nomeou pormenores de sua investidura como presidente da Cia. Paulista de Seguros. Sabia como navegar para atingir o porto seguro e, com sabedoria e vontade, realizar o seu sonho de conviver com a notícia e batalhar pela transformação do universo-alvo.
Assim, com o indispensável capital a respaldar o sonho de possuir um jornal, adquiriu a Tribuna, que enfrentava problemas, “na cidade que aprendi a amar quando de minhas gostosas férias”.
Um alerta dicotômico
A palestra recebeu o ponto final, com uma reflexão séria: quem obtiver o sucesso, que tenha muita humildade. E quem cair, que tenha energia para levantar-se e correr em busca de sua meta. Com mais sabedoria, estratégia definida e vontade de atingi-la.
Não devemos esperar milagres
Ivo Dall’Acqua, ao longo de sua trajetória como líder dos varejistas, tem feito oportunas considerações. Acalenta a idéia de que o empresário precisa se comunicar, preparar-se e traçar metas para vencer. Evitando o isolamento, antes, trocando experiências com a categoria e compartilhando a sua liderança.
Ivo já destacou que o empresário-líder constrói o ambiente, informando seus colaboradores e valorizando suas habilidades e talentos. Investe recursos para atender bem melhor o consumidor, o senhor que merece extrema atenção e carinho. Toda equipe, unida pela amizade e motivada para, com equilíbrio, alcançar a meta colimada.
Não esperar o milagre de fora, de outras fontes. A transformação tem que ser interior, de dentro para fora na elevada valorização das exigências de Sua Excelência o consumidor. A satisfação dele deve nortear a nossa ação. Assim, o caminhar é sempre prazeroso. (texto: g. polezze com fotos de Rita de Cássia)