A ONG Araraquara Viva está coordenando cursinhos populares promovidos pelo Projeto de Educação para Jovens e Adultos de Araraquara (Proeaja) desde o ano passado.
Nos últimos meses, a ONG organizou equipes de professores que ministram aulas no Núcleo da Emef “Waldemar Safiotti”, no Jardim Cruzeiro do Sul.
Além disso, coordena o recém inaugurado cursinho da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio “Leticia de Godoy”, no Jardim Roseiras, que começou a funcionar no dia 8, mas foi inaugurado oficialmente no dia 13.
O curso atende 20 funcionários da Companhia Troleibus de Araraquara (CTA), a qual dá uma ajuda de custo de R$ 5,00 por hora/aula aos professores.
No total, cerca de 40 alunos carentes são atendidos nos dois cursinhos, cujas aulas acontecem de segunda à sexta-feira, das 19h30 às 22h10.
Os cursinhos têm o objetivo de promover o ingresso dos alunos em universidades e faculdades.
CTA
Em parceria com a Secretaria de Educação, a CTA está oferecendo curso de alfabetização por meio do programa MOVA (Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos) a funcionários.
A turma, formada por 12 alunos, irá se formar pelo método Paulo Freire, que utiliza o cotidiano das pessoas como forma de aprendizado.