Atividade aconteceu no Quilombo Rosa, ensinando receitas, técnicas e boas práticas
A subsecretaria de Segurança Alimentar da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Araraquara realizou uma oficina de salgados fritos. A ação aconteceu no Quilombo Rosa nos dias 16 e 17 de junho, e teve como objetivo capacitar moradores da comunidade para a produção de alimentos com potencial de comercialização, incentivando a geração de renda e o fortalecimento da autonomia econômica local.
Durante os dois dias de atividades, os participantes aprenderam receitas de salgados fritos, boas práticas de manipulação de alimentos, noções de higiene e orientações básicas sobre precificação e comercialização, visando transformar o conhecimento adquirido em oportunidade de renda.
A oficina foi conduzida pelas técnicas em nutrição Adriana Ap. Doria de Sousa e Ariane R. Gama Cassemiro, com supervisão técnica da nutricionista Paula Fernanda de Oliveira. A iniciativa integra as estratégias da subsecretaria de Segurança Alimentar voltadas à capacitação prática e incentivo ao empreendedorismo comunitário.
O subsecretário Lucas Mateus Grecco destaca a importância da ação como instrumento de transformação social e econômica: “A oficina de salgados fritos representa mais do que uma capacitação técnica – ela oferece ferramentas concretas para que as pessoas possam gerar sua própria renda, fortalecer a economia local e ampliar suas possibilidades de autonomia financeira. É uma política pública que chega na ponta e transforma realidades”.
Já a chefe de divisão e supervisora da atividade, Paula Fernanda de Oliveira, ressalta o impacto formativo da oficina e sua aplicabilidade prática no cotidiano dos participantes: “Nosso trabalho é levar conhecimento acessível e aplicável. Ao ensinar técnicas de produção de salgados fritos com foco em qualidade e segurança alimentar, estamos contribuindo para que os participantes possam empreender com mais segurança, ampliando suas oportunidades de renda e valorizando a alimentação saudável”.
A ação reforça o compromisso institucional com a segurança alimentar, a qualificação profissional e o fortalecimento de iniciativas produtivas, incentivando o desenvolvimento local de forma sustentável e inclusiva.
(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)