N/A

O medo do futuro

Colaboração: Cintia Alves

O coração acelera, as mãos começam a suar, o corpo treme e, de repente, já não sabemos mais o que fazer. Mas o que é essa sensação? De onde vem essa dor?
Talvez seja o medo de que alguma coisa ruim aconteça. Ou, simplesmente, o medo daquilo que ainda não aconteceu. Esse sentimento tem um nome: medo do futuro.
Muitas de nossas preocupações estão presas ao amanhã. Sofremos imaginando situações que talvez nunca aconteçam e tentando encontrar respostas para perguntas que o presente ainda não pode responder. Isso acontece porque o futuro é incerto. Às vezes, ele se apresenta como uma curva desconhecida; em outras, parece uma ameaça.
A vida é como uma montanha-russa, com seus momentos altos e baixos. Não conseguimos prever todas as quedas, curvas ou subidas. Talvez seja justamente essa falta de controle que nos assuste tanto.
Entretanto, o futuro também nos oferece a oportunidade de aprender com os erros do presente. Podemos corrigir nossos caminhos, mudar nossas atitudes e tomar decisões diferentes. O que não podemos é permitir que o medo do amanhã nos impeça de viver o hoje.
Sentir medo é humano. O problema começa quando deixamos que esse sentimento controle nossos passos e aprisione nossos sonhos. Não precisamos conhecer todo o caminho para continuar caminhando.
Enfrentar o futuro não significa deixar de sentir medo. Significa seguir em frente apesar dele, acreditando que, mesmo diante das incertezas, seremos capazes de encontrar forças para vencer cada novo desafio.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inscrições para a última Sessão Cidadã de 2026 estão abertas até 28 de setembro

O medo do futuro

Sábado (12): GiraFeira leva seus expositores para a Praça do Santana

Espetáculo inspirado em Milton Nascimento será apresentado em Araraquara

Em setembro tem“Trail Run” no Clube Náutico

CATEGORIAS