Eduardo H. Porta e Daniela G. Cagnoto, médicos veterinários que, a convite da Sarah Coelho, dão dicas valiosas sobre a sua profissão no sentido de ajudar as crianças e os adultos que gostam da companhia de um cãozinho amigo.
JA – Como escolher o cão certo para uma criança?
E.H.P – Um cão para uma criança deve ter o temperamento dócil, gostar de brincar e ter muita energia para gastar. A raça deve ser escolhida com cuidado, pois todo filhote é brincalhão mas, quando adulto, algumas raças tendem a ser agressivas.
Como ter uma vida melhor, com o cão?
Para ter uma vida melhor com o cão é necessário sempre dispensar um pouco do seu tempo para ele. Ele precisa de carinho, uma boa alimentação, higiene adequada e visitas regulares ao veterinário para receber toda informação sobre vacinações e vermifugações.
O que os homens fariam sem cães?
Os cães com certeza trazem para dentro de casa uma alegria peculiar. Se isso não existisse, com certeza os homens sentiriam falta de um amor demonstrado com latidos e lambidas dentro de casa.
O cão é uma forte influência às crianças?
Crianças que crescem com animais aprendem a respeitá-los e, acima de tudo, receber e dar carinho a eles. Os animais fazem com que as crianças aprendam a responsabilidade de ter mais do que um amigo para brincar e sim uma vida dentro de casa que sempre vai amá-las.
Em média, quantos anos vive o cão?
Em média um cão vive de 12 a 18 anos, dependendo do ambiente em que vive, condições de higiene e tratamento.
Como aprender a viver com o cãozinho?
Para aprender a viver com um cão basta respeitá-lo, dar muito carinho e logo ele aprenderá até aonde pode ir e você também conhecerá os seus limites.
Ter um animal em casa, é uma decisão fácil?
Para ter um animal em casa deve-se ter consciência de que ele precisará de atenção, cuidados e tratamento adequados. Saber que filhotes crescem e escolher uma raça de acordo com o tamanho de espaço que se tem disponível é fundamental.
O cão traz muitas mudanças à vida de seus donos?
Tudo é uma questão de adaptação ao novo morador da casa, que não é difícil quando na sua chegada há muito carinho e atenção.
Na escolha, é melhor macho ou fêmea?
A escolha entre macho ou fêmea depende muito do que se quer ter. Se houver algum objetivo de reprodução do animal, o melhor é uma fêmea que, geralmente, é mais dócil também. Machos geralmente na entrada da puberdade (por volta de um ano) tendem a urinar pela casa, como que para marcar seu território. Ambos, se tratados com amor, são ótimos companheiros.
Quem deve escolher o nome do animal?
A escolha do nome deve ser a que mais combinar com o animal. Geralmente quem fica o maior tempo com o cão é quem mais tem condições para isso.
E a escolha da acomodação, a comida e o dia-a-dia do cão?
A acomodação deve ser um lugar confortável, coberto da chuva e com espaço suficiente para ele se locomover. Quanto maior a raça, maior deve ser o espaço para sua locomoção. A comida deve ser baseada principalmente em ração: a marca e quantidade, um veterinário pode lhe esclarecer.
As necessidades específicas para o seu crescimento?
Um cão em fase de crescimento tem necessidades nutricionais específicas as quais uma ração de boa qualidade pode suprir.
A higiene, tosa, limpeza de olhos, dentes e orelhas…
Toda higiene do animal deve ser feita diariamente, retirando-se as fezes do local de moradia e mantendo o local limpo. Em relação à tosa, limpeza de olhos e orelhas, isso deve ser feito em uma clínica veterinária especializada, inclusive limpeza dos dentes.
Como deve ser o treinamento para que o cão seja obediente?
Reprimir com seriedade, mas sem agressividade, é necessário quando o animal faz algo que está fora dos limites impostos pelo dono. Agressividade com um animal só o deixará agressivo também.
Quais as obrigações de um dono de cão?
Um dono de cachorro tem como principal obrigação manter o bem-estar do animal, não deixando-o passar fome ou sede, além de levá-lo ao veterinário para uma avaliação periódica.
E o segundo animal de estimação, num lar?
O segundo animal de estimação deve ser escolhido com muito cuidado, respeitando o temperamento do animal que já está no lar. Se este for um animal muito ligado ao dono e cheio de mimos com certeza sentirá mais com a introdução de um outro animal. Neste caso, o segundo deve chegar com cuidado, redobrando o carinho com o primeiro animal para ele não se sentir rejeitado. Cuidado também com animais de temperamento agressivo que ao se sentirem rejeitados podem atacar o novo animal.
Como surge a paixão pelos animais?
A paixão pelos animais surge no convívio diário, recebendo e dando carinho. Os animais conseguem cativar a todos, com seus olhares amorosos. A dependência com seu dono os tornam verdadeiros membros da família.
Mensagem…
Em qualquer situação diferente que perceba estar passando seu animal, procure sempre um médico veterinário que poderá lhe informar de como melhor agir. Além de informar também sobre todo esquema de vacinação e vermifugação que seu animal deve receber.