N/A

Novos membros do Comcriar tomam posse

Com mandato de 2 anos, de 2024 a 2026, função é trabalhar para assegurar o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente em Araraquara

 Os membros titulares e suplentes que vão integrar o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Araraquara (Comcriar) de Araraquara nos próximos dois anos de mandato, compreendendo o período de 2024 a 2026, tomaram posse em cerimônia realizada na noite desta segunda-feira (15), na Sala de Reuniões do Paço Municipal. 

O Comcriar foi criado pela Lei Municipal nº 3.928, de 17 de dezembro de 1991 e reformulado por meio da Lei Municipal nº 6.594, de 20 de julho de 2.007, e pela Lei Municipal lei n° 9.652, de 18 de julho de 2019.

A função do Comcriar é assegurar o cumprimento dos direitos da criança e do adolescente em Araraquara. É um dos órgãos que integram o sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, assim como o Conselho Tutelar. Também é o órgão responsável na cidade pela gestão do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente e pela aplicação de recursos financeiros em serviços, programas e projetos que tenham como objetivo a proteção integral de crianças e adolescentes.

O vice-prefeito e secretário municipal do Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Damiano Neto, que representou o prefeito Edinho na cerimônia de posse, enfatizou a relevância do trabalho dos conselheiros que estavam sendo empossados.

“Os Conselhos Municipais são mecanismos de interlocução permanente entre governo e sociedade civil, por isso, a responsabilidade é grande, principalmente num governo que acredita na participação popular. O Comcriar é o espaço mais importante no que diz respeito à construção de condições objetivas para que os direitos das crianças e adolescentes sejam respeitados. É o espaço do exercício de uma vocação de mulheres e homens que acreditam na construção de uma sociedade onde a criança e o adolescente tenham seus direitos preservados cotidianamente”, defendeu o vice-prefeito. “Parabéns a todos vocês que tomam posse hoje e que têm consciência da responsabilidade que estão assumindo. Que vocês assumam com comprometimento com seus deveres e com todas as atribuições do cargo”, completou.

 Os membros exercem mandato de dois anos e a função não é remunerada.

Também compuseram a mesa de autoridades e falaram sobre a relevância do Comcriar, a deputada estadual Thainara Faria (PT), a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa; o secretário municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, Marcelo Mazeta, e a presidente eleita do Comcriar, Lígia Maria Costa Celante.

Fazem parte da mesa diretora a vice-presidente Michelle Vicentine de Arruda Gomes, Karina Flávia Petrônio Ducci Maia, que é primeira secretária; Ivete Cristina Corrêa de Pauli, segunda secretária; Gizela Gomides, primeira tesoureira, e Carolina Alves Guimarães, segunda tesoureira.

No total, o Comcriar é composto de 22 membros titulares e 22 suplentes, sendo 11 titulares e 11 suplentes do Poder Público e 11 titulares e 11 suplentes da sociedade civil. Estavam também presentes na cerimônia secretários e coordenadores municipais.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

Foto: Tetê Viviani

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS