Edinho Silva participou, no auditório da UNIP, ao lado da Secretária Municipal de Saúde, Eliana Honain, da posse dos novos conselheiros do Conselho Gestor de Saúde para o biênio 2004/05.
A solenidade concluiu um processo iniciado no dia 16 de setembro, com a eleição dos primeiros conselheiros, de um total de 90 escolhidos, em outras 18 reuniões realizadas em todas as regiões da cidade e definidas através do Orçamento Participativo.
Noel Riberto Siqueira, representando todos os demais conselheiros empossados, afirmou que o cumprimento da lei que instituiu o Conselho Gestor de Saúde, tem sido, por parte da administração, uma forma positiva de tornar a população ainda mais responsável no cuidado com a saúde dos munícipes.
Já o prefeito, afirmou que esta aproximação e participação da população é de fundamental importância. O povo é sábio, ratificou Edinho Silva. Com a participação popular, os serviços aumentaram e a melhora é sensível. Com a experiência obtida na prática, os conselheiros também dão sugestões muito importantes. Ao concluir, informou que neste último trimestre foram atendidos 52 mil pessoas/mês na rede básica de saúde e que, em 2004, cinco novas unidades básicas e dois NIS serão instalados e, provavelmente, o Centro Regional de Reabilitação, que tem sido referência nacional, poderá descentralizar alguns serviços.
Atendendo uma reivindicação dos conselheiros do C.M.S.C. do Jardim Santa Lúcia, a Secretária de Saúde, proferirá uma palestra no próximo dia 15, às 18h00, naquela unidade, abordando o tema “O Funcionamento da Saúde no Município”.