Novembro Azul e a Colaboração da Telerradiologia

0
485
Foto Ilustrativa Freepik

A campanha do Novembro Azul tem como finalidade conscientizar os homens sobre os cuidados com a saúde, divulgando informações sobre o câncer de próstata

O Instituto Lado a Lado pela Vida iniciou, em 2011, a campanha “Novembro Azul”, com o objetivo de chamar atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais comum entre os homens brasileiros depois do câncer de pele.

Logo, o Ministério da Saúde e o Instituto Nacional de Câncer (INCA) começaram a divulgar ações importantes, transformando a data em um movimento em prol da saúde masculina.

Afinal, de acordo com o INCA, um homem no Brasil morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata. Fazendo com que a campanha seja extremamente necessária. Acompanhe a leitura para entender mais sobre a temática.

Novembro Azul e a conscientização sobre a saúde masculina

O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, causando um alto número de mortes todos os anos.

Por isso, é fundamental ressaltar a importância do diagnóstico precoce, já que as chances de cura chegam a 90% quando a doença é diagnosticada no início.

O recomendado é que os homens realizem o exame com frequência a partir dos 45 anos, aumentando a atenção a cada década. Afinal, a incidência aumenta progressivamente com a idade.

Deixando claro que, se houver casos na família, o risco do aparecimento precoce é maior. Para quem não tem histórico familiar, a maioria dos casos ocorre a partir dos 65 anos.

Pelo medo e desconhecimento, diversos homens acabam deixando os exames de lado, correndo o risco de descobrirem a doença apenas quando ela já estiver em estágio avançado.

Considerando isso, a campanha Novembro Azul auxilia na conscientização do que envolve a doença, para incentivar os homens a realizarem os exames corretamente, para cuidar de sua saúde.

Origem do Novembro Azul

Apesar de ter iniciado no Brasil apenas no ano de 2011, a campanha Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália.

O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata é dia 17/11. A campanha nasceu com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Estatísticas

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens brasileiros, e acomete um em cada seis pessoas.

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata, e cerca de 15 mil mortes por ano em decorrência da doença no Brasil, nos anos de 2018 e 2019.

A cada 38 minutos, no Brasil, um homem morre em decorrência do câncer de próstata. Tornando extremamente necessária a conscientização da população a respeito da importância da realização do exame.

Fatores de risco para o câncer de próstata

Confira os principais fatores de risco para o câncer de próstata:

  • Idade: o risco aumenta progressivamente com o avançar da idade. No Brasil, a cada 10 homens diagnosticados, 9 têm mais de 55 anos.

  • Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem parte do grupo de risco.

  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

Aumento da procura por exames radiológicos durante o Novembro Azul

Diversas cidades e instituições médicas apontam um aumento significativo na procura por exames radiológicos pelo público masculino durante o Novembro Azul, mostrando que a campanha é realmente eficiente e cumpre com a missão da conscientização.

Em 2021, a rede de saúde da Prefeitura de Valinhos apontou um aumento de mais de 50% na procura pelo exame que faz a dosagem do PSA (antígeno prostático específico) no sangue pelos homens para a prevenção do câncer de próstata.

Já no ano de 2018, após o município de Catanduva-SP entrar na campanha do Novembro Azul com ações de conscientização, a procura pelos exames pelos exames preventivos gratuitos aumentou em 74,6% no intervalo de um ano.

Além dos relatos de aumento da procura em diversos municípios do Brasil, logo após a chegada do mês de novembro.

Ressonância magnética versus biópsia: a precisão no diagnóstico

Através do exame de toque retal e o PSA, não é possível ter uma noção exata do grau de agressividade do tumor.

Além disso, muito se tem falado sobre os riscos que envolvem a biópsia, por ser considerado um exame extremamente invasivo, elevando as chances de dor, infecções e hemorragias no local.

Uma excelente alternativa seria a ressonância magnética. Pesquisadores avaliaram clinicamente 576 homens, e concluíram que a ressonância garante o dobro de chances de detectar corretamente a gravidade do humor.

Segundo os dados, a biópsia só detectou 48% dos tumores agressivos, contra 93% da ressonância magnética. Portanto, é uma alternativa bem mais precisa.

Uma aliada nessa luta

Principalmente para os pacientes que têm dificuldade de acesso aos serviços de saúde, a telerradiologia se apresenta como a opção mais prática e segura.

Ela já está disponível há alguns anos, mas foi em 2020 que o serviço remoto ganhou mais importância, devido ao período de isolamento social. Afinal, o atendimento remoto evita visitas desnecessárias ao médico.

Após a realização do exame radiológico no hospital ou clínica, o paciente não precisa se deslocar ao consultório para avaliação dos resultados, o que é um grande benefício.

Os tratamentos tecnológicos estão aqui para ajudar pacientes que não possuem muito acesso aos serviços de saúde, e também para auxiliar os profissionais da saúde na demanda de serviços.

Durante o Novembro Azul, o cenário não é diferente. A telemedicina pode ajudar milhares de homens a cuidar de sua saúde, e acessar os resultados do exame com precisão sem precisar sair de casa.

O que é excelente também para o público masculino que possui uma rotina muito agitada, seja pelo trabalho ou tarefas de casa, e não podem comparecer ao ambiente clínico com tanta frequência.

A telemedicina oferece facilidade no atendimento e precisão nos resultados, para que fique cada vez mais fácil cuidar da saúde.

(Amanda Fuzita – Link Building)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.