O deputado federal Dimas Ramalho (PPS) afirmou que a nova unidade da Furp – Fundação para o Remédio Popular -, que será construída anexa ao Hospital Nestor Goulart Reis, em Américo Brasiliense, está entre as prioridades do Governo do Estado. Segundo ele, a construção faz parte do Quadro de Metas da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.
Nas metas apresentadas pela secretaria o item que trata da melhoria da gestão, acesso e qualidade das ações e serviços de saúde – prevê a ampliação e melhora da qualidade do Programa Estadual de Assistência Farmacêutica Básica – o Dose Certa. Inclui-se aí, a construção da nova unidade da Furp que proporcionará aumento da lista de medicamentos e na distribuição dos produtos do Programa Dose Certa.
Articulador da vinda da nova Furp para a região, o deputado vislumbra a geração de novos empregos, além do que, vê Araraquara e região ingressando em uma nova vocação de pólo de tecnologia no setor de saúde. “Sem dúvida este empreendimento irá gerar emprego e renda para toda a região. Além disso, a transferência de tecnologia de ponta e a parceria com as universidades, serão vitais para a capacitação e utilização da mão-de-obra. Conseqüentemente, isto significa um crescimento da economia regional”, prevê.
Projeto
Com a abertura da licitação para contratação do projeto executivo para a nova Furp, a previsão é de que a unidade entre em operação em 2004. O projeto, orçado em R$ 1,5 milhão, compreende os seguintes projetos: arquitetônico; de fundação; hidráulico; elétrico; estrutural; layout dos equipamentos; fluxogramas; e saneamento. O deputado salienta que, durante o processo de instalação da unidade, a mão de obra regional, também poderá ser utilizada. (Assessoria parlamentar)