Nhô Pedro

Uma sessão nos terreiros de Umbanda deve seguir os preparativos e pontos solenes de uma outra, feita em casa. Gente para todas as funções. Num centro, onde se faz tudo como manda o figurino, primeiro os médiuns tomam banho de Amaci, são defumados pela respectiva pessoa encarregada. Depois é feito o Padê de Exu, que é a segurança do trabalho. Normalmente, homens e mulheres sentam-se separadamente. Tem sempre a mãe ou pai de santo que, além de ficar sentado no início dos trabalhos e dar a mão para ser beijada pelos filhos, iniciam os “pontos” cantados para chamar as Entidades. Cada filho tem lá o seu jeito de cumprimentar. Homem e mulher cumprimentam diferentemente.

Os primeiros a chegar são os cativeiros, caboclos e baianos. Alguns apelam para marinheiros e boiadeiros e é sempre assim, mais ou menos. Trabalho com criança é feito de vez em quando. Com Exus, uma vez por semana. No caso, só se convoca eles e tudo é feito para eles. Desta forma, os trabalhos são realizados no ano inteiro.

Mas, há festas que o centro realiza. Por exemplo em louvor a Cosme e Damião. Uma vez por ano eles alugam ônibus para levar o pessoal para o Mar, a fim de entregar oferendas à Yemanjá.

Ficam de 3 a 5 dias comemorando a presença de sua Mãe, a rainha do mar. Há trabalhos nas “encruzas” e nas matas. Estes, via-de-regra, duram até 7 dias com o chamamento de marinheiros, baianos, boiadeiros, caboclos, oreto-velho…

O trabalho é feito no mar ou na mata exatamente pelo ambiente de paz, limpo e natural. E, assim, o trabalho se desenvolve mais tranqüilamente. Parece que dá ar mais sério ficando ao gosto das Entidades.

Há trabalho, ainda, em cachoeiras e, por vezes, em cemitério. Quando se fala em cemitério, logo vêm algumas bobagens. A verdade, no entanto, é que Omulú ou Obaluaiê são os donos da morte e Iansã é a dona dos mortos, das almas. Então são de muita importância esses santos.

Como detalhe, há universidade americana que paga especialista brasileiro para conversar com preto-velho, nos terreiros. Eles descobriram que os preto-velhos, chamados de Sábios Velados, vêm de outro planeta com muitos conhecimentos. Essa, a razão de tanto interesse.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Resumo da Sessão Ordinária desta terça-feira (17)

Tênis de mesa da Fundesport brilha no Brasileiro em Uberlândia

Termo para servidor municipal escolher empresa prestadora de serviço do vale-alimentação ficará disponível até o dia 23

Quinta-feira (19): FIDA começa oficialmente em Araraquara

Valores esquecidos pelos brasileiros serão tomados pelo Governo: aprenda a resgatar antes que seja tarde demais!

CATEGORIAS