Padre Fernando Fraga
Invoquei o teu nome, Senhor, desde a mais profunda masmorra. Ouviste a minha voz; não escondas o teu ouvido ao meu suspiro, ao meu clamor. Tu te aproximaste no dia em que te invoquei; disseste: Não temas. Pleiteaste, Senhor, as causas da minha alma, remiste a minha vida. Lamentações 3:55-58
Todos enfrentamos problemas, mas Deus tem a solução! O primeiro passo para solucionar os problemas é pedir a ajuda de Deus: quando você confia em Deus, ele mostra o caminho. Deus dá sabedoria a quem pede, para solucionar os problemas. Ele também ajuda a ter paciência nas dificuldades e a agir de maneira correta, melhorando a situação. Quem segue os conselhos da Bíblia não só vai solucionar os problemas, mas também vai evitar muitos outros!
Nos momentos mais difíceis e escuros da nossa vida, a atitude mais sensata é confiar em Deus, porque quando entregamos a Ele todas as nossas preocupações, não existe nada que nos possa parar. O Deus todo poderoso quer te ajudar a superar qualquer problema através da Sua palavra!
Conta-se que um fazendeiro, que lutava com muitas dificuldades, possuía alguns cavalos para ajudar no trabalho de sua pequena fazenda. Um dia, o capataz lhe trouxe a notícia que um de seus cavalos havia caído num velho poço abandonado. O buraco era muito fundo e seria difícil tirar o animal de lá. O fazendeiro avaliou a situação e certificou-se de que o cavalo estava vivo, mas – pela dificuldade e o alto custo para retirá-lo do fundo do poço – decidiu que não valia a pena investir no resgate. Chamou o capataz e ordenou que sacrificasse o animal soterrando-o ali mesmo. O capataz chamou alguns empregados e orientou-os para que jogassem terra sobre o cavalo até que o cobrissem totalmente e o poço não oferecesse mais perigo aos outros animais. No entanto, à medida que a terra caía sobre seu dorso, o cavalo se sacudia, derrubava-a no chão e ia pisando sobre ela. Logo, os homens perceberam que o animal não se deixava soterrar, mas – ao contrário – estava subindo à medida que a terra caía, até que, finalmente, conseguiu sair.
Algumas vezes nós nos sentimos como se estivéssemos no fundo do poço e – de quebra – ainda temos a impressão de que estão tentando nos soterrar para sempre. É como se o mundo jogasse sobre nós a terra da incompreensão, da falta de oportunidade, da desvalorização, do desprezo e da indiferença. Nesses momentos difíceis, é importante que nos lembremos da lição profunda da história do cavalo e façamos a nossa parte para sair da dificuldade. Afinal, se nos permitimos chegar ao fundo do poço, só nos restam duas opções: ou nos servimos dele como ponto de apoio para o impulso que nos levará ao topo, ou nos deixamos ficar ali até que a morte nos encontre.
É importante que, se estamos nos percebendo soterrar, sacudamos a terra e a aproveitemos para subir. Ademais, em todas as situações difíceis que enfrentamos na vida, temos o apoio incondicional de Deus, nosso Pai celestial, do qual podemos nos aproximar através da oração. A oração é uma poderosa alavanca de que podemos lançar mão a qualquer momento e em qualquer lugar, Jesus nos recomendou oração e vigilância. A vigilância constante pode nos poupar de muitos dissabores, pois quem está atento, facilmente percebe a investida de sentimentos perigosos que podem nos infelicitar. É a chegada silenciosa de uma: desilusão, da inveja, do orgulho, da soberba, da solidão e de outros tantos detritos; que pesam em nossa economia moral e tendem a nos levar para o abismo. A oração é recurso precioso que nos permite as forças necessárias para resistir a todas as investidas menos felizes.
Por isso, vale a pena meditar sobre os sábios conselhos do Mestre de Nazaré, pois eles podem nos ser muito útil na conquista da felicidade que tanto desejamos. Que Deus nos abençoe hoje e sempre. Paroquia das Santas missões do Sr. Bom Jesus. Missas com o Padre Fernando Fraga. Toda sexta às 9 e às 19:30 e todo domingo às 7 da manhã. Entre a rodoviária e a Cutrale. Araraquara
REFLEXÃO:
Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Tiago 1:5