A Plenária Temática das Mulheres no Orçamento Participativo, realizada nesta semana no Clube Melusa, superou a participação nas Plenárias dos Afrodescendentes e da Juventude, promovidas este mês. Um total de 180 mulheres do campo e da cidade se reuniram para defender seus projetos. O prefeito Edinho Silva, que esteve presente no evento, aproveitou para fazer um balanço de todas as políticas públicas desenvolvidas às mulheres.
Durante a atividade foram eleitas 18 delegadas que estarão representando as 8 Regiões do Orçamento Participativo. As 4 que receberam maior número de votos ficaram como conselheiras, sendo 2 titulares e 2 suplentes. As prioridades eleitas pelas participantes foram três: geração de trabalho e renda (com 364 votos), criação de um restaurante popular (com 43 votos) e elaboração de campanha anti-discriminatória (com 16 votos), em relação à idade da mulher no mercado de trabalho.
De acordo com a Coordenadoria de Participação Popular, dois casos em relação a esta temática precisam ser reavaliados: o caso da mulher jovem, que por falta de experiência não é aceita no mercado de trabalho, e as dificuldades vividas por pessoas com mais de 35 anos na hora de buscar um emprego. Estas prioridades voltarão a ser discutidas no dia 24 de junho, durante o Fórum Municipal de Delegados, às 19h30, no teatro “Wallace Leal Valentin Rodrigues”.
Calendário
O calendário das Plenárias Temáticas prossegue, esta semana, com a discussão sobre Desenvolvimento Econômico Urbano e Econômico do município, (quinta-feira (12)), e a situação dos Idosos, neste sábado (14), às 15h, no Anfiteatro da Uniara.
No ano passado, os idosos que participaram da Plenária Temática decidiram pela construção de um CIAPI- Centro Integrado de Atenção à Saúde do Idoso, um espaço de extrema importância para que as ações integradas sejam implementadas. A Prefeitura acredita que os idosos devem exercitar ativamente a sua cidadania, mostrando que a partir de suas experiências os jovens possam construir uma país mais democrático, participativo e popular. Na Plenária Temática, a 3ª Idade terá a oportunidade de propor políticas públicas nas áreas de cultura, esporte, saúde, lazer, meio-ambiente, geração de trabalho e renda, educação e cidadania.