O pivô Pipoka, da equipe de basquete da Uniara, será um dos homenageados do Prêmio Brasil Olímpico 2002, marcado para o próximo dia 17, na Escolha Naval do Rio de Janeiro.
O prêmio é uma iniciativa do Comitê Olímpico Brasileiro e será concedido a atletas olímpicos que se destacaram durante o ano de 2002 e àqueles que participaram dos Jogos Olímpicos de 1964, 1972, 1976, 1980, 1984 e 1988.
Para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, esses atletas “servem de exemplo e inspiração para as novas e futuras gerações”.
Para o atleta, a homenagem representa “o reconhecimento por todo o esforço de uma vida dedicada ao basquete”.
Estrela
Pipoka integrou durante 16 anos a seleção brasileira de basquete – três anos na equipe juvenil e treze anos na equipe adulta.
Participou de três Olimpíadas: 88 em Seul, 92 em Barcelona e 96 em Atlanta. Foi também o primeiro atleta a compor uma equipe da NBA.
Desde 2000 Pipoka integra o elenco da Uniara, com a qual conquistou nove finais de campeonatos.
Hoje, com 39 anos, Pipoka está em grande forma e tem se destacado como um dos principais jogadores da Uniara. “Esta nova fase da minha carreira, dedico ao Tonzé que me chamou do Flamengo quando eu já pensava em abandonar a carreira. Ele me deu novo ânimo, nova função; deu um gás novo na minha carreira”, afirma.