“Meu filho é o melhor do mundo”

A esposa não é mãe. Mas a maneira como ele a trata tem tudo a ver como era tratado pela mãe.

Marilene Volpatti

A sogra é um fator decisivo no casamento, não importa quanto a nora adore, deteste ou “apenas” tolere. Psicólogos afirmam que as expectativas de um homem a respeito da mulher decorrem de sua primeira ligação emocional profunda com o sexo oposto, que é a mãe. Isto quer dizer que ele espera da companheira o mesmo tratamento que recebeu da mãe. Quer dizer, também, que continua muito sensível às coisas que mexiam com ele na infância – como por exemplo, a mania da mãe em criticá-lo.

Mas, qualquer que seja o erro que a mãe tenha cometido, com certeza estava tentando fazer o melhor possível ao filho querido.

A mãe que critica

Tudo que o gatinho queria era agradar a mãe, mas eram muitas exigências que ele sempre falhava. Os psicólogos afirmam que alguns homens reagem a esse tipo de educação transformando-se em juízes implacáveis. Tudo o que a mulher faz, recebe crítica. Outros ficam tão inseguros que precisam sempre de aprovação. Conhecem-se os filhos de mãe rígidas, pela sua hipersensibilidade. Se a companheira mostra qualquer descontentamento, ele reage como criança. A mesma coisa que se a mãe estivesse dizendo: “você é mau”.

Para Ester, 34, escriturária, seu marido conhece muito bem essa educação. Ele sempre teve que se vestir e se comportar exemplarmente de acordo com o que a mãe queria, e os demais irmãos também. “Sendo assim, qualquer crítica que lhe faço, que é para seu bem, observo que está sempre na defensiva. Com isso sinto uma dificuldade enorme em expressar minhas opiniões. Eu me reprimo, por medo de brigas. E quando sigo em frente ele fica ressentido e passa dias sem falar comigo”.

Para os psicólogos, a melhor maneira de se lidar com um marido que vive na defensiva, é respirar fundo e deixar que ele coloque para fora toda sua raiva, sem contradizê-lo e sem se defender. Mostrando que sabe como ele está se sentindo. Esse enfoque, vai ajudá-lo a desvencilhar da raiva rapidinho. Não há necessidade de concordar com suas idéias, basta dizer que entende porque ele está triste.

Mãe com excesso de atenção

Não são todos os homens que falham quando tentam agradar a mãe. Alguns, conhecidos como bons filhos, superam as expectativas e são levados a acreditar que o bem-estar e a felicidade dela dependem dele. Há casos extremos onde esse homem desenvolve verdadeiro pavor de pessoas dependentes, a tal ponto de fecharem os ouvidos e olhos para as necessidades alheias, inclusive de sua própria esposa. Outros se transformam em tremendos protetores que tratam sua mulher como uma pessoa frágil, achando que ela não tem condições de arcar com responsabilidades.

Especialistas afirmam que um dos problemas mais comuns, decorrentes desse tipo de criação é a incapacidade do homem de parar de bancar o super filho, relegando a mulher a um papel secundário. Foi o caso de Eliana, 41, advogada, quando deu a luz a seu primeiro filho, o marido pediu ajuda da mãe. Para surpresa, a sogra não só não fez nada para cuidar do bebê, como acabou dando mais trabalho que a criança, exigindo toda a atenção do filho para ela. Sutilmente, também, fazia críticas de Eliana para o filho. Esta, por sua vez, percebia, ficava magoada e comentava com o marido que dizia que ela estava exagerando.

Para os analistas em comportamento, esse tipo de homem precisa aprender a estabelecer prioridades, caso contrário a esposa dele nunca vai se sentir a número um, o que é fundamental para um bom relacionamento.

Sejam lá quais forem os sentimentos pela sogra, recomenda-se que arregimente todo o autocontrole para reprimir queixas na presença dele. É necessário lembrar que ela é parte dele. Portanto, se a colocar para baixo, estará fazendo o mesmo com ele. A mulher que se sente colocada de lado, é necessário impor limites que deixem espaço para o relacionamento do marido com a mãe – só que não às custas dela.

Mãe perfeita

A maneira como os filhos falam dela, dá impressão que foram criados por uma santa. Alguns desses homens, crescem com a sensação de que são uma espécie de deus. No casamento, esperam da mulher a adoração e a obediência que se dá a uma entidade divina. Com essa mesma educação, há os que aprendem a amar e a respeitar as mulheres. Têm ainda, os que decidem reviver o relacionamento perfeito com a mãe através da esposa.

A mulher que caiu na cilada da santa mãe precisa ir, aos pouquinhos, mas de uma maneira determinada, mostrando seus sentimentos – inclusive na hora da relação sexual. O objetivo não é fazer que ele concorde com a companheira, mas sim, que ele perceba quem é na realidade, para que possa gostar da esposa por suas características e não pelas da mãe.

Lidar com problemas relativos à sogra não é um passatempo agradável. Mas é bom saber que os conflitos e mal-entendidos não são sinal de que há algo errado com o casamento. Não existe relação em que esses assuntos não venham à tona. Quando acontecer é uma oportunidade para desenvolver uma relação mais profunda e madura com o companheiro.

Serviço

Consultoria: Drª Tereza P. Mendes – Psicoterapeuta Corporal – Fone:- 236-9225.

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Artistas da França, México, Paraguay e Portugal marcam presença no FIDA 2024

Antes da volta ao Paulistão, Guerreiras Grenás conhecem grupo da Libertadores

BOLETIM SEMANAL NÚMERO 99 – DE 6 A 12 DE SETEMBRO DE 2024

Sexta-feira tem show no Sesc Araraquara

Ocupações lúdicas com elementos naturais neste sábado no Sesc Araraquara

CATEGORIAS