Meio Ambiente realiza I Campanha de Resíduos Eletroeletrônicos do ano neste sábado (24)

0
86

A ação é realizada anualmente pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o DAAE e Casa Cairbar Schutel

A Prefeitura de Araraquara, por meio Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, em parceria com o Departamento Autônomo de Água e Esgotos (DAAE) e a Casa Cairbar Schutel, realiza neste sábado (24), a I Campanha de Coleta de Resíduos Eletroeletrônicos de 2024. A campanha será realizada das 8hs às 12hs, na Praça Pedro de Toledo, situada na região central do Município.

Aqueles que possuírem resíduos eletroeletrônicos como: aparelho celular, baterias, cabos e carregadores, caixa de som, calculadoras, cartucho, toner, CD-Rom, CPU, DVD, estabilizador, fotocopiadora, HD, impressoras, monitor, mouse, no break, placa de rede, placa de vídeo, placa mãe, processador, teclado, fax e aparelho telefone, dvd, microondas, scanner, ventilador, liquidificador, TV, freezer e geladeira, que não utilizam mais e querem dar um destino ambientalmente correto, devem levá-los até a Praça Pedro de Toledo para que sejam coletados e destinados corretamente.

O secretário Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Carlos Porsani, convoca a população para participar da campanha. “A destinação correta desses resíduos é essencial para o desenvolvimento sustentável do município. Por isso, contamos com a participação da população nesse importante evento”, declara.

Por que fazer o descarte dos resíduos eletrônicos de forma correta?

A preocupação ambiental em relação ao lixo eletrônico vem crescendo muito ultimamente em todo o mundo, pois este tipo de resíduo, quando descartado de forma incorreta, acaba liberando substâncias tóxicas, que contaminam o solo e, consequentemente, pode atingir o lençol freático e poluir regiões inteiras.

O avanço acelerado do desenvolvimento tecnológico encurtou o ciclo de vida dos equipamentos de informática, gerando, assim, uma enorme quantidade de resíduos, que, na maioria das vezes, não está tendo um destino adequado.

Quando destinado ao aterro sanitário controlado ou a lixões, os resíduos eletrônicos liberam substâncias químicas, como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio; estas penetram no solo e atingem os lençóis freáticos.

A utilização da água dos lençóis contamina animais e plantas utilizados na nossa alimentação. Dessa maneira, podemos nos contaminar através da ingestão desses alimentos e da água. As consequências vão desde uma simples dor de cabeça e vômito até complicações mais sérias, como comprometimento do sistema nervoso e surgimento de diversos tipos de cânceres.

Por que a Casa Cairbar Schutel está nessa campanha?

A Casa Cairbar possui o projeto de Oficina de Reciclagem de Resíduos Eletroeletrônicos, dando um importante passo em prol do meio ambiente e da reabilitação psicossocial de seus assistidos. Os benefícios envolvidos nessa importante campanha serão:

– Benefício Financeiro: o projeto representará para Casa Cairbar Schutel um aumento considerável da receita através da desmontagem e comercialização dos produtos extraídos dos aparelhos, de modo a transformar resíduos em recursos.

– Benefício Ambiental: ajuda a diminuir a pressão sobre os bolsões de entulho e aterro sanitário.

– Benefício social: beneficiará na geração de rendas aos pacientes selecionados para o referido trabalho, bem como para sua dinâmica familiar, ensinando-lhes uma nova profissão e, consequentemente, a possibilidade de reintegração ao mercado de trabalho. A reabilitação em saúde mental permite que o paciente receba tratamento, através da equipe multidisciplinar, e possibilidade de trabalho e geração de renda, proporcionando estabilidade e equilíbrio psíquico. Estas ações têm como principais objetivos a diminuição significativa do processo de reinternação psiquiátrica, a inclusão social pelo trabalho e renda e, acima de tudo, o exercício da cidadania, caracterizando-se assim, melhor qualidade de vida a este indivíduo.

(Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.