Pode levar alguns anos, mas, tudo tem um começo. Ainda mais um sonho coletivo
O ano está terminando, outro começa embalado pelo sonho de milhares de ferroviários, pensionistas e um sem número de descendentes. O Brasil sobrevive às crises, é a bola da vez no mundo em desenvolvimento.
Esta luta, com escudo ferroviário emoldurado por uma história maravilhosa, precisa ser retomada a fim de que São Paulo seja uma locomotiva capaz de puxar vagões de carga e carros de passageiros, enfim, uma composição sobre dormentes seguros, com trilhos retos e velocidade maior.
A bandeira do deputado Massafera deverá ser empunhada por muitos milhares de brasileiros de São Paulo. Porque São Paulo é a locomotiva do país, cresceu com as ferrovias Paulista, Estrada de Ferro Araraquara, Mogiana, Sorocabana rasgando sertões para levar progresso. Aonde passou o trem houve desenvolvimento: com a plantação de café, depois cana, mas, tendo na ferrovia o precursor do progresso e bem-estar. O deputado da região central afirma que nosso país cresceu muito tendo as ferrovias como suporte. "A partir de 1964, o Governo Federal pautou sua política de transporte na rodovia, ou seja, esvaziou as ferrovias e valorizou o asfalto, caminhões e ônibus. Bastaram 30 anos para se liquidar com as nossas ferrovias. Acontece, no entanto, que o Brasil cresceu a partir de 94 com o plano real e, a partir desses últimos 8 anos quando o mundo cresceu, São Paulo cresceu nosso país cresceu e as rodovias ficaram saturadas. A verdade é que o transporte rodoviário é caro e o transporte ferroviário é mais barato. Por isso, temos clima para batalhar pela retomada das ferrovias", afiança o parlamentar em seu segundo mandato.
Afora ser chamado pelo governador Serra de "Patrono da Santa Casa", desejo neste governo de Alckmin, ser tachado de o deputado do ressurgimento da ferrovia. Com mais força, eficiência e humanização para construir paradigma mais justo.
Resposta
a Luiz Manelli
Infelizmente vereador e deputado não podem fazer projeto de lei que cria despesa. Isso significa que o projeto recentemente aprovado na Assembleia Legislativa sofre do vício de origem e o governador Alckmin será obrigado a vetá-lo. Vamos aproveitar os considerandos do aludido veto para, de acordo com a C.F., apresentar indicação objetivando o paradigma com a CPTM. Mas, o nosso foco precisa ser a retomada ferroviária, com a união de todas as forças, defende Massafera.
Resposta
ao Gildo
Hoje em dia a engenharia evoluiu muito, temos fotografia aérea, foto com radar, com satélite… então dá para se eliminar muitas curvas e pensar numa velocidade média de 200 Km/hora. Vale dizer que podemos pensar Araraquara-São Paulo 1,5 hora. Com apoio de São Carlos, Rio Claro, Matão, Rio Preto, Américo, Santa Lúcia, Rincão, enfim, das cidades à margem dos trilhos da ex-CP e ex-EFA temos potencial para pressionar novos estudos e canalizar investimento nesse projeto. A aparente utopia não pode ser barreira intransponível. Vamos sonhar juntos para realizar o sonho do século, convida o deputado araraquarense.
Logo ao meio dia deste sábado (31), pela TVARA – canal 31, e NET canal 15, você pode ouvir a entrevista do deputado Massafera sobre a retomada da ferrovia.
Se os ponteiros chegaram às 12h30, basta acessar o SITE do J.A. (WWW.jornaldeararaquara.com.br).