Mais emprego para se combater a criminalidade

Artur Quaresma Filho (*)

A trágica morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel, reforçou a sensação de fragilidade das instituições do Estado de Direito, diante da escalada do crime organizado.

Episódios como este devem servir aos governantes para uma reflexão profunda. Junto com a manutenção da estabilidade econômica, o Estado precisa formular e executar políticas de combate à violência e de desenvolvimento econômico e social. Já se perdeu muito tempo e é necessário reverter imediatamente a situação.

De seu lado, a sociedade não vai ficar parada. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) há anos promove a alfabetização de adultos nos canteiros-de-obra por meio do programa Construção da Cidadania. Mais recentemente, tem disseminado cuidados com a saúde e a segurança do trabalhador, nas Megasipats. Foi um dos apoiadores do Instituto São Paulo contra a Violência. E agora se prepara para o lançamento de novos projetos sociais.

Em conjunto com a Secretaria de Esportes do Estado, está em elaboração uma campanha para estimular as empresas do setor a construírem ou financiarem a edificação de quadras esportivas com o objetivo de afastar os jovens da violência. A Regional Centro-Leste do SindusCon-SP participa do Movimento Campinas Reage, de luta contra a criminalidade. E a Regional Norte está formatando um programa de incentivo à educação de crianças carentes, em Ribeirão Preto.

Entretanto, a maior contribuição que a construção civil brasileira pode dar é crescer e gerar no curto prazo mais de 1 milhão de empregos. Aí novamente a bola volta para o governo. Ou ele fica parado, só administrando a macroeconomia com mão de ferro em cima de juros elevados, ou muda radicalmente, estimulando investimentos produtivos e financiando decisivamente a construção, a moradia e o saneamento básico.

(*) É presidente do SindusCon-SP

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Feriado (15) tem Grupo Sobrevento em duas apresentações voltadas para bebês

Combate às Arboviroses e Dia D contra a Dengue

Diabetes afeta 10% dos brasileiros e mulheres têm mais prevalência que homens, diz Ministério da Saúde

Santa Casa de Araraquara abre vagas para Auxiliar de Hotelaria Hospitalar (coletor)

14ª Edição da Campanha Natal Solidário do Sindpd de Araraquara: Solidariedade para as Crianças da Casa Mater

CATEGORIAS