A atleta Lívia Renata dos Santos Souza, 14 anos, tem mostrado técnica, determinação e garra nas competições regionais, estaduais e nacionais de judô e jiu-jitsu, levando o nome de Araraquara para todas as regiões do País e também ao exterior.
Só neste ano, Lívia foi pentacampeã paulista, bi-campeã brasileira e campeã panamericana de judô. O título mais recente foi conquistado no mês passado, quando venceu o Campeonato Brasileiro de Judô, em Florianópolis (SC). O panamericano foi alcançado em Lima, no Peru, em março.
Treinando judô há seis anos, ela considera que as conquistas são resultado da aptidão e da intensificação dos treinos aos campeonatos. “São quatro horas diárias durante as competições e uma hora e meia de manutenção”, diz.
Além do apoio dos técnicos Antoku e Silvio, da Academia Tomiyama, que apostam em seu potencial, ela tem o apoio do COC, Fundesport, Benemed e Yakult para participar dos campeonatos.
Aluna da 7ª série do COC, Lívia também treina jiu-jitsu há dois anos, modalidade na qual já conseguiu o título de bi-campeã paulista. “Agora ela está disputando o Circuito Fesp. Já venceu a 1ª etapa e está treinando bastante para conquistar o ouro também na 2ª etapa, que será disputada no próximo dia 25, em Campos de Jordão”, comenta Luiz Souza, pai de Lívia.
Luiz afirma que continua buscando o respaldo de outras empresas e empresários da cidade para que Lívia possa participar e representar a cidade em outras competições. “Foi uma pena ela não poder participar de competição no exterior, a convite da Federação Francesa de Judô. O custo das despesas com a viagem era alto e não pudemos corresponder a essa expectativa deles. Mesmo assim, eu e minha esposa Solange fazemos o maior esforço e damos o maior incentivo para que vá em frente. Lívia quer e deve continuar, porém precisamos de outras mãos amigas para conseguir arcar com os próximos custos”, ressalta.