A área da saúde de Araraquara começou bem em 2004. O Ministério da Saúde liberou a verba de 1 milhão e 920 mil reais para a construção de um novo Pronto Socorro para o município e aquisição de novos equipamentos. A notícia da liberação da verba foi anunciada pelo prefeito Edinho Silva A secretária da Saúde Eliana Honain lembra que o município enviou projetos para o Ministério da Saúde, sendo cinco emendas parlamentares, encaminhados em julho do ano passado. Todas as propostas foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Saúde e pleiteiam recursos para obras e aquisição de equipamentos e informa ainda que no caso da construção do novo PS a contrapartida da prefeitura totaliza 480 mil reais.
De acordo com Honain, o projeto foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos que concebeu a construção de uma estrutura de 1400 metros quadrados, em área ainda a ser definida e com prazo de seis meses para a sua conclusão. Vem sendo cogitada a construção em uma área acessível, possivelmente, junto à via Expressa.
A secretária comenta que a nova construção será fundamental para a cidade. “Há muito tempo vem sendo pleiteado um novo PS e dessa vez o governo federal se sensibilizou e nos atendeu, viabilizando uma proposta que atenderá a demanda com uma estrutura adequada, de acordo com as normas da Vigilância Sanitária e visando a melhoria do atendimento ao público”, destaca.
Novo Uso
O antigo PS, localizado no centro da cidade, atende 400 pessoas por dia, conta com 60 funcionários e possui deficiências para realizar vários procedimentos, como o apoio diagnóstico e necessita ampliar o número de salas para pequenas cirurgias e consultórios odontológicos. Eliana comenta que o local não será desativado. “Nele será mantido o pronto atendimento e uma unidade básica de saúde, que desenvolverá programas de saúde para crianças, adultos e mulheres da região central”.
Quanto à mudança da Urgência e Emergência da Santa Casa, a secretária informa que não haverá alteração, pois há um projeto, também encaminhado para Brasília, para a reforma e aquisição de equipamentos.
O novo PS contará com sete consultórios médicos na ala para adultos; quatro na ala infantil; quatro consultórios odontológicos; três salas de pequenas cirurgias; uma sala para eletrocardiograma e ecocardiograma; uma sala para endoscopia; duas salas para ultra-som; duas salas de raio-X; um laboratório para análises clínicas; duas salas de inalação; duas salas de observação, uma para adulto e outra infantil, com três quartos de isolamento, duas para adultos e uma para crianças; uma sala de emergência, três leitos, uma sala para pré-velório; seis estacionamentos para ambulâncias e estacionamentos para público e espaço para lavagem de ambulâncias.
Para a recepção foram projetadas uma sala de espera, com uma recepção; uma sala para assistente social e equipe policial; uma sala para psicólogo e duas alas de recebimento e repouso, uma para adultos e outra para crianças. O setor administrativo terá uma sala para a administração, um almoxarifado, uma farmácia, um refeitório, uma sala de reuniões, um arquivo, uma lavanderia e uma sala de repouso feminina e masculina, com vestiários.
Federal
O prefeito Edinho Silva fez questão de salientar o empenho do governo federal e agradeceu a participação do deputado Dimas Ramalho na liberação de recursos para Araraquara, destacando as verbas destinadas para a revitalização do centro da cidade, para a retirada dos trilhos, o asfaltamento de ruas e para o programa de educação alimentar, totalizando aproximadamente 5,6 milhões de reais. (Assessoria).