O Doutor João Baptista Galhardo Júnior, pela atuação ímpar na magistratura e notável respeito da população, recebe título aprovado pela unanimidade dos vereadores.
Conforme notícia veiculada, nesta semana pelo JA, no Tribunal do Júri do Fórum Hely Lopes Meirelles foi entregue o título de Cidadão Honorário de São Carlos ao Doutor João Baptista Galhardo Júnior, Juiz de Direito da 2ª Vara Criminal e da Infância e Juventude.
O amplo salão do Tribunal do Júri tornou-se pequeno para acolher mais de trezentas pessoas que foram abraçar o homenageado. São Carlos só outorga o mencionado título excepcionalmente e se for por unanimidade do Legislativo. Estavam presentes todos os vereadores, Juízes de Direito da Comarca, Desembargador do Tribunal de Justiça, Deputados, representantes do Ministério Público, Advogados, Executivo Municipal na pessoa de sua vice-prefeita, demais autoridades civis, militares e eclesiásticas, além, é claro, de toda a família Galhardo e amigos. O título foi proposto pelo vereador Carlinhos Campos.
Qualidade
O autor do projeto de Decreto Legislativo, falando em nome da Casa de Leis, enalteceu as qualidades humanas e jurídicas de João Baptista Galhardo Júnior que, em oito anos em que é Juiz em São Carlos, angariou não só o respeito que a autoridade do cargo impõe, como também a amizade e estima de todos os são-carlenses. A sessão foi presidida pelo vereador João Müller que destacou a satisfação de estar presidindo uma das mais justas homenagens prestadas em São Carlos. Em nome do Executivo Municipal falou a vice-prefeita Roselene Mendes que, endossando as palavras do orador oficial e autor Carlinhos Campos, teceu elogiosas considerações a respeito do Juiz Galhardo.
Emoção
O homenageado da noite fazendo uso da palavra, em brilhante oração que comoveu seleto auditório, disse de sua satisfação e orgulho em receber tão grande honraria. Aproveitou o Juiz Galhardo Júnior para cantar em prosa e verso o seu amor pela esposa Maria Ligia Emerich Galhardo e por toda sua família, representada na tribuna pelos seus pais Vera e João Galhardo.
Vale aduzir que o clima de amizade e gratidão foi propício às entidades civis, religiosas e representativas de São Carlos que aproveitaram para prestar significativa homenagem (com palavras candentes e lindas flores) ao Doutor João Baptista Galhardo Júnior, sua esposa Maria Ligia e sua mãe Vera Galhardo. Em seguida houve uma recepção nos Salesianos de São Carlos.
Família
A iniciativa de São Carlos de homenagear um araraquarense da mais extrema qualificação profissional, com certeza, ganha a simpatia e motiva a (santa) vaidade de todos nós. Que o manancial jurídico do Juiz Galhardo é rico, sabemo-lo até pelo seu ingresso magistral. As sentenças justas e perfeitas, com fulcro nas normas e jurisprudência cristalizada, mostram o seu amplo saber agregado por alta responsabilidade social. Suas qualidades pessoais, conhecidíssimas pela Lei de Mendel.
Trata-se de uma família, comandada democraticamente pelo Dr. João Baptista Galhardo, que sabe conjugar o verbo amar e trabalhar com o coração generosamente aberto aos irmãos de caminhada. Uma homenagem que honra a nossa gente. Parabéns ao dileto filho da Vera e do João que, hoje, é pilar, juntamente com a Maria Lígia, de outra bela unidade familiar. (G. Polezze)