Adriano Luis Satilio, como todos os jovens, carece daquela experiência que os empresários exigem. Mas, como tê-la se, praticamente, adentra ao primeiro emprego? Por isso, Walter Merlos investido na função de diretor-presidente da Provac-Drin está de parabéns. Dessa forma, com feeling, acolhendo jovens promissores, cumpre com o seu papel de empresário, de promotor de negócios, abrindo as portas para o sucesso de muitos trabalhadores. Adriano, é um deles. Com poucos anos, mas, com vontade de gigante, exerce uma função com a maior dedicação. É porteiro do Edifício XV de Novembro. Pelo potencial e folha de serviço escrita é destacado pela Sarah Coelho.
Sarah – Há quanto tempo você é funcionário da Provac Drim?
Adriano – Há aproximadamente 1 ano e 2 meses.
Como foi este processo: tão jovem e já porteiro de prédio?
Foi difícil, entreguei vários currículos em diversas empresas. Estava esperando uma vaga, então me deram esta oportunidade de começar como porteiro, apesar de ser muito novo e não ter experiência. Mas, acredito em meu potencial. E, felizmente, a empresa também.
Quais os requisitos para exercer essa função?
Para ser porteiro, hoje em dia, é preciso acima de tudo ser honesto, assim você adquire a confiança das pessoas que o rodeiam no local de trabalho. Mas, também é preciso ser responsável, atencioso e ter muita cautela. Independentemente da situação vivenciada, com indiscutível prioridade, você está cuidando da segurança de inúmeras pessoas.
Há quanto tempo você trabalha?
Desde os 15 anos venho lutando, enfrentando muitas dificuldades. Felizmente, tenho conseguido superá-las. Como não gosto de ficar parado tento fazer o melhor que posso. A cada dia venho adquirindo mais conhecimentos para que ostente a certeza de ser um grande profissional.
Estamos em crise que afeta a todos: o desemprego. Como você o encara?
É muito difícil encarar o desemprego, pois hoje em dia as empresas querem experiência. Não pensam, por exemplo, na capacidade que um jovem tem. Ele ainda está começando no mercado de trabalho, e sua carteira profissional ainda está em branco. Como esse jovem vai ter o primeiro emprego se ainda não lhe deram a primeira oportunidade? É isso que falta nas grandes empresas: oportunidade. Consegui na Provac-Drim, o que foi motivo de muita alegria que procuro responder com eficiência e responsabilidade.
Como manter o emprego hoje?
Respeitar seus superiores, obedecer as ordens e procurar fazer o melhor. Assim, a cada dia ganha-se mais confiança.
O que você diz para quem está desempregado?
Nunca desista, a sua oportunidade chegará.
Quais suas expectativas para o futuro profissional?
Continuar trabalhando, ingressar numa faculdade de Engenharia da Computação para que um dia possa me formar e ser um grande profissional. Fator essencial para manter uma família e, sempre, lembrar da humildade, pois, com ela a vitória é certa!
Como você vê a nossa política?
Precária, precisamos de políticos honestos que enxerguem onde precisamos de mudança, e que acabem com a corrupção. O Brasil é imenso e precisa dessa mudança.
Se dependesse de você, o que faria?Melhoraria a educação, a saúde e acabaria com o desemprego. Também daria mais oportunidade aos jovens de famílias de baixa renda que precisam estudar e, ao mesmo tempo, trabalhar para ajudar em casa.
Você gosta de ler?
Sim, bons livros. Com a leitura você aumenta seu vocabulário e se expressa melhor. A cultura é sempre valiosa.
Como manter uma vida saudável?
Alimentar-se bem, praticar esportes, acordar todos os dias de bem com a vida, esquecer as mágoas que teve em dias anteriores e viver a cada dia.
Como você vê os trabalhos da mulher moderna?
Ótimos, pois a mulher está superando tudo.
Mensagem
Na vida, para alcançarmos um objetivo, passamos por vários obstáculos que podem ser pequenos ou grandes. Para conquistá-los é preciso “querer” e ter força de vontade. O melhor é mentalizar o sucesso e correr atrás dele.