A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT) promove, a partir deste mês, as Jornadas Paulistas de Atualização/2004, que reunirão médicos para discutir os temas Pneumonia, Asma, Bronquite Crônica e Enfisema Pulmonar, doenças que ocupam o incômodo quarto lugar no ranking das causas mortes no Brasil. Os encontros acontecerão em 12 cidades do interior do Estado. O primeiro encontro será em Araraquara, no próximo dia 20, sob a coordenação do pneumologista Marcos Abdo Arbex e com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde. A taxa a ser cobrada é de R$ 20,00. Sócios da SPPT não pagam.
Será um dia inteiro de palestras ministradas por especialistas renomados das principais Universidades de São Paulo, que estarão expondo o que há de mais novo no tratamento dessas enfermidades. Os alvos principais são os pediatras e clínicos gerais que atuam em prontos-socorros e centros de saúde municipais. A idéia é dar condições para que os médicos generalistas melhorem a resolutividade do atendimento ao paciente. “A partir do momento em que o profissional estiver mais atualizado, o diagnóstico e o tratamento destas doenças passarão a ser mais adequados e assim teremos uma melhora no atendimento da população e uma diminuição nos custos ambulatoriais e hospitalares”, explica o médico pneumologista José Eduardo Cançado, Diretor de Assuntos do Interior da SPPT.
A SPPT quer manter parceria com as prefeituras das cidades que estarão sediando as Jornadas, ao longo deste ano, para que os médicos da rede municipal sejam incentivados a participar deste evento. “É importante que aprendam a prescrever o que há de melhor para o paciente. Ainda há profissionais que continuam receitando remédios que eram utilizados há 20/30 anos atrás. Hoje existem drogas mais eficientes que permitem aos doentes, como os asmáticos, levarem uma vida normal” – afirma José Eduardo.
A SPPT se empenha para reverter um quadro considerado crítico e preocupante: as doenças em pauta, junto com o câncer, lideram as causas de internação pelo SUS no Brasil. Além disso, 80% do atendimento registrado nos pronto-socorros são doenças respiratórias. O número de casos dobra com a queda da temperatura, nos meses de outono e inverno. “Bronquite, enfisema e asma não têm cura, mas podem ter seus sintomas melhorados sensivelmente” – diz.
Além das palestras, os participantes das Jornadas Paulistas de Atualização em Pneumologia terão atividades práticas, quando aprenderão a realizar e interpretar a prova de função pulmonar (medida de capacidade do pulmão), importante exame para diagnóstico e acompanhamento dessas doenças.
SPPT
A Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia é uma entidade de caráter educativo. Criada há 25 anos, é integrada por membros das principais universidades do Estado São Paulo que se dedicam à educação e formação dos médicos.
Conta com seis subsedes no interior, que ajudam a organizar os eventos da SPPT, como as jornadas que vão ser realizadas em 12 cidades, e outras atividades, entre elas encontros entre os especialistas para discussão de casos, além da revisão e atualização dos estudos publicados sobre doenças respiratórias.
Segundo Cançado, a Sociedade quer chamar a atenção da população no sentido de que ela exija a atualização profissional dos médicos e cobre do governo condições para o tratamento. “Hoje não existem remédios para tratar os asmáticos na rede pública” – exemplifica.
SBA
Paralelamente às palestras da SPPT, a Sociedade Brasileira de Asmáticos (SBA), regional São Paulo, também estará realizando palestras sobre a Asma, dirigidas aos asmáticos e seus parentes. O objetivo é proporcionar a compreensão da doença e melhorar a qualidade de vida dos doentes.
A SBA é uma ONG e conta com dois mil sócios asmáticos.
Cançado estima que o Brasil existem de 15 a 17 milhões de asmáticos e que está ONG está se reestruturando para unificar as regionais existentes no país que hoje têm ações independentes. A SBA – regional São Paulo – por exemplo, tem a informação como principal arma para eliminar os tabus que cercam a doença e seu tratamento. Realiza palestras mensais, Jornada Anual contra a Asma, edita o jornal trimestral “Conviver com a Asma”, além de manter o site (www.sbasp.org.br) para esclarecer dúvidas.
Os interessados podem se tornar sócios pelo site sem nenhuma taxa de adesão.
Serviço:
– Marcos Abdo Arbex (Araraquara); (016) 9961-2727 – arbexma@techs.com.br
– José Eduardo Cançado (Piracicaba): (19) 3434-3734/3433-4655
– SPPT (São Paulo): 0800-171618