“Janeiro Branco” é tema do “Canal Direto com a Prefeitura”

0
61
Foto: Pedro Junqueira Divulgação - Mônica Favoreto foi a convidada do Canal Direto com a Prefeitura.
Campanha tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da saúde mental e emocional

O mês de janeiro ganha um novo significado com a campanha “Janeiro Branco”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. Em um mundo onde o estresse e a pressão cotidiana são constantes, a iniciativa busca incentivar a reflexão e o cuidado com o bem-estar psicológico. Para falar sobre essa ação, o programa “Canal Direto com a Prefeitura”, produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, convidou a gestora do Núcleo de Articulações e Soluções da Escola de Governo, Mônica Favoreto.

A entrevistada destacou que a campanha busca quebrar estigmas relacionados a problemas psicológicos. “Saúde mental é muito importante para a nossa qualidade de vida, para o nosso bem-estar, para conseguirmos lidar bem com os problemas e também com as coisas boas. Ao longo da vida, não somos ensinados a entender bem os nossos sentimentos, a falarmos das nossas emoções, então não é todo mundo que lida bem com isso e consegue conversar sobre a saúde mental”, observou.

Segundo ela, o “Janeiro Branco” incentiva as pessoas a enxergarem a busca pelo equilíbrio emocional como algo natural e necessário. “Essas atividades, essa discussão, os estudos, são importantes para conseguirmos conversar com a população, trazer esses temas, dar dicas de como melhorar a saúde mental, melhorar a rotina, e também para falar de alguns temas que são mais delicados, como a ansiedade, a depressão, que para muita gente ainda é estigma, é visto como fraqueza. Janeiro é momento de trazer essa pauta, que tem que continuar para o ano inteiro, mas aproveitamos janeiro para pensar nos planos, refazer rotina, para falar sobre tudo isso, e para as pessoas olharem cada uma para si, dentro do seu dia a dia, como está se sentindo, falar o que dá para melhorar, o que dá para mudar, para tirar um pouquinho desses estigmas e também para incentivar que busquem ajuda em situações de sofrimento”, acrescentou.

Nesta terça-feira (30), das 19h às 21h, será realizada a live “Saúde mental enquanto há tempo! “O que fazer agora?”. A palestra será ministrada por Fernando Crespolini dos Santos, psicólogo do Espaço Crescer. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas de modo online pelo link https://forms.gle/WasdEfaaJAWnrnfQA. O link de acesso para a live será enviado para o e-mail dos inscritos.

Mônica deixou o seu convite para quem quiser acompanhar a live. “Quem não se cadastrou pode acessar pelo YouTube da Escola de Governo e ir acompanhando ou mandando perguntas. Nessa live teremos a participação da Gislaine Martins, que é a gerente de Saúde Mental daqui de Araraquara, que vai falar um pouquinho dos serviços, e também do Fernando Crespolini, que vai falar da parte teórica, algumas dicas e outras informações sobre saúde mental. É uma live aberta a toda população”, salientou.

A gestora também deu dicas de como iniciar a busca por uma melhora na parte mental. “A primeira dica é entendermos melhor a nossa rotina, os nossos sentimentos, como funcionamos, como reagimos, para depois começarmos a pensar no que podemos melhorar no nosso sono, na nossa alimentação, em passar mais tempo com pessoas que gostamos, em passar mais tempo fazendo coisas que gostamos, mas sempre respeitando a nossa realidade. Às vezes seguimos um influencer, alguma pessoa que dá uma receita mágica, que conta um conto de fadas e nos cobramos para fazer coisas parecidas. Isso acaba sendo algo que não alcançamos e que pode gerar mais sofrimento. É preciso olhar para as coisas do dia a dia e fazer algumas mudanças para que possamos nos sentir melhor”, concluiu.

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, ao vivo na página da Prefeitura no Instagram. A íntegra dos programas fica disponível para visualização no próprio Instagram, no Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.