Integrantes do Jovem Cidadão passam por formação em Direitos Humanos

0
70

Encontros acontecem quinzenalmente, com previsão de atividades até a primeira quinzena de dezembro

Na quarta-feira (13), na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, a turma do programa municipal Jovem Cidadão de 2021 participou de uma palestra ministrada pela assessora especial de Políticas para Juventude, Steyce Chaves. O encontro integra o processo de formação em Direitos Humanos, que teve início no dia 1º de setembro com uma aula inaugural do prefeito Edinho na Biblioteca Municipal Mário de Andrade com o tema “Esperançar com a primeira oportunidade”, e desde então contou com cinco palestras abordando diferentes temáticas.
O objetivo da atividade de quarta-feira foi demonstrar a importância da participação da juventude na vida pública, além de demonstrar os espaços de direitos que essa população pode acessar na cidade. “A importância da palestra foi não apenas qualificar os participantes do programa Jovem Cidadão para o debate e participação política, mas também estabelecer um vínculo com esses jovens para que eles saibam que a assessoria existe para apoiá-los sempre que necessário”, explicou Steyce.
Os encontros acontecem quinzenalmente, com previsão de atividades até a primeira quinzena de dezembro. O ciclo de formações para o Jovem Cidadão é uma parceria entre Coordenadoria de Recursos Humanos, Coordenadoria Executiva de Direitos Humanos, Assessoria Especial de Políticas para Juventude e Escola de Governo.
O programa Jovem Cidadão foi criado na primeira passagem de Edinho pela Prefeitura, iniciada em 2001, e retomado em 2017. Desde a retomada do programa, 427 jovens já passaram pelo Jovem Cidadão, sendo que 122 estagiários estão atuando na Prefeitura no momento.
O objetivo da iniciativa é oferecer aos estudantes do ensino médio, técnico, profissionalizante e superior a oportunidade de aprimoramento e prática dos conhecimentos teóricos por meio de estágios supervisionados na administração direta e indireta e em órgãos públicos conveniados com a Prefeitura. A iniciativa, que conta no momento com 42 novos beneficiados, garante experiência e conhecimento, quebrando a barreira do primeiro emprego sem que o jovem tenha que interromper seus estudos. (Secretaria de Comunicação – Prefeitura de Araraquara)

Deixe uma resposta