Integração do OP e das Cidades Inteligentes busca reduzir injustiças sociais 

0
274

Vereador João Clemente (PSDB) sugeriu criação do dispositivo à Prefeitura 

 Para o vereador João Clemente (PSDB), é imprescindível o uso de tecnologia a fim de superar os desafios do século XXI, nos âmbitos sociais, ambientais, econômicos, entre outros. Por isso, o parlamentar sugeriu à Prefeitura a realização de estudos e análises para a implementação de um aplicativo que integre o Orçamento Participativo (OP) e as Cidades Inteligentes.

“O Orçamento Participativo é um instrumento de democracia direta que permite à população integrar o debate sobre o investimento público dentro do município, garantindo os direitos previstos no Estatuto da Cidade. Assim, é necessário um aplicativo que una as funções do OP, como as regiões que as plenárias irão perpassar, tal como o horário, além do que está sendo proposto e como será atendido”, explicou Clemente.

O vereador explicou ainda que a inciativa tem como objetivo “aumentar a participação popular nos debates e plenárias promovidas pelo Executivo; diminuir gastos, pois o acesso das pessoas à internet é algo notório, consequentemente, o uso da tecnologia pode reduzir gastos com a publicidade, por exemplo; elevar a agilidade do processo; e comunicar a população sobre o andamento das obras e afins”.

O parlamentar usou de exemplos outros aplicativos utilizados no município como o “Bibi Mob” e o “Seu Ônibus”, além de citar a Estônia, país do leste europeu, onde o voto é feito de forma on-line em seu processo eleitoral. Ressaltou, ainda, a Lei Municipal nº 10.419/2022, que prevê, entre outras medidas, o desenvolvimento de tecnologias que otimizem e democratizem o acesso a serviços públicos essenciais.

“Ao efetivar tal indicação, o município terá mais um instrumento para o combate às injustiças sociais, proporcionando à população e ao Executivo uma forma de coordenar as atividades públicas de forma conjunta. Portanto, isso fará a cidade avançar tanto no aspecto do Estatuto da Cidade quanto na esfera de uma cidade inteligente”, concluiu Clemente.

(Comunicação Social – Câmara Municipal de Araraquara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.