Vera Botta na briga pela inclusão dos deficientes no mercado de trabalho
A vereadora Vera Botta elaborou requerimento visando expor a competitividade e fechamento progressivo de postos de trabalho, além dos dados da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Existem no Brasil cerca de um milhão de pessoas portadoras de deficiência física capacitadas para exercer alguma atividade profissional. Considerando que a pessoa portadora de deficiência – qualquer que seja: motoras, sensorial e ou intelectual – é inteira, no que diz respeito à dignidade e direitos, embora permaneçam sobre os mesmos olhares preconceituosos e imensas dificuldades de reais oportunidades de inserção social.
As legislações federal e municipal estipulam percentuais obrigatórios de inclusão de portadores de deficiências nos concursos públicos, o que representa uma inegável conquista, mas com relação ao setor privado tem prevalecido atitude isolada de abrirem oportunidades aos portadores de deficiência,
“Estou enviando este requerimento para que seja oficiado ao Sindicato do Comércio Varejista e à Associação Comercial e Industrial de Araraquara, no sentido de serem estudadas propostas efetivas para auxiliar a colocação dos portadores de deficiências no mercado de trabalho, afinal eles merecem uma chance”, afirma Vera Botta. (Michele Pelaes)