A XII Semana Mundial de Amamentação foi aberta no auditório da UNIP. Participaram do evento Doroty Sampaio da Fonseca, representando a presidente da ABEN (Associação Brasileira de Enfermagem), autoridades e representantes da Rede Municipal de Amamentação, agentes comunitários, enfermeiras e mães pertencentes às áreas das unidades de saúde do município, dos assentamentos e do Centro de Reabilitação.
Mary Cristina Ramos Pinto, diretora da Divisão de Enfermagem conta que, durante o evento, foram premiadas 35 mães, que amamentaram, exclusivamente, seus bebês até os seis meses de vida.
A diretora comenta que, ” no ano passado, foram premiadas apenas 15, esse ano premiamos 35. Isso mostra o reflexo do trabalho da Rede Municipal de Amamentação e das próprias mães, que são divulgadoras da importância da amamentação”.
” A criança que é amamentada, exclusivamente, no peito tem menos probabilidade de morrer antes do primeiro ano de vida. Ela se torna, por exemplo, menos vulnerável à diarréia. Outro fator que deve ser lembrado, é o emocional, devido ao contato da criança com a mãe”, explica Mary Cristina.
A expectativa é de que ocorra adesão de mães, gestantes ou mulheres em idade fértil nas oficinas que serão realizadas durante toda a semana. A diretora destaca, também, que a participação dos estudantes de enfermagem, coordenando as oficinas, contribui para a formação de um profissional, cada vez mais, preparado.
O tema da XII Semana Mundial de Amamentação desse ano, é “Amamentação no mundo globalizado pela justiça e pela paz ” e tem como objetivos promover, proteger e apoiar o aleitamento materno e a alimentação complementar para todas as crianças.
A XII Semana Mundial de Amamentação vai até 7 de outubro e de 2 a 6, ocorrerão oficinas de amamentação em diversos pontos da cidade, onde alunos do Senac e da Unip estarão informando e entregando cartilhas sobre a importância da amamentação, para mulheres em idade fértil ou gestantes.