De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, ainda há vagas para o curso de alfabetização de jovens e adultos, promovido em parceria firmada entre a Prefeitura e o Movimento de Alfabetização (Mova), desenvolvido pela ONG Proeaja.
Através do projeto de Educação de Jovens e Adultos em Araraquara, cerca de mil pessoas maiores de 16 anos estão participando de aulas ministradas de segunda à quinta-feira à noite em 50 núcleos espalhados em 20 bairros da periferia da cidade (salões de igrejas, escolas municipais, sedes de entidades).
A Secretaria de Educação está fornecendo kits pedagógicos para os alunos, curso de capacitação de seis meses e ajuda de custo aos professores que participam do projeto. Com o apoio da iniciativa privada, a ONG conseguiu também a doação de uniformes aos alunos.
Segundo o gestor de projetos da Secretaria de Educação, Francisco de Paiva Lima Neto, o curso está tendo boa aceitação, principalmente na faixa etária dos 35 a 50 anos. “São pessoas que por algum motivo tiveram que interromper os estudos na infância ou adolescência, mas que agora estão retomando a vida escolar para, inclusive, enfrentar a concorrência no mercado de trabalho”, explica.
A metodologia de ensino é baseada na proposta do educador Paulo Freire, que enfoca o universo do aluno, através de suas vivências.
Mais informações pelo telefone 201-5256.