Sarah Coelho Silva (*)
Felizmente moramos em um estado
onde a água é limpa e de boa qualidade.
Somos um povo privilegiado
Mas, sabemos que esta realidade
não é de todo brasileiro.
Vou contar uma história verídica.
Fui criada com a noção sobre
a valorização dos recursos naturais.
Papai – um homem bem preparado,
Engenheiro Agronômo e grande visão
sobre a vida, alertava:
Apaguem as luzes, não somos sócios da Ligth.
Fechem as torneiras, a água
Pode acabar de tanto desperdício…
Ficava indignado com o pouco caso
e falta de responsabilidade
com a água sagrada.
Um dia, em minha casa,
a ajudante Carminha ao ser
surpreendida com a torneira ligada
e eu a reclamar do desperdício,
falou: eu que tenho família e
já morei no sertão da Bahia
sei o que é dar água pra minha família
na fonte, onde os bois também
bebem e fazem as suas necessidades.
Fiquei chocada mas, esta história
verdadeira serviu de lição.
Vamos minha gente, valorizar a
água limpa e cristalina
porque estamos carecas de saber:
existe neste mundo muitas pessoas
que não têm água limpa para beber.
Provérbio
Os rios mais profundos correm com menos barulho.
(*) É escritora e colaboradora do JA.