Grandes marcas e a mudança de paradigma no marketing digital

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Gustavo Alonge (*)

O tamanho do negócio já não é mais uma barreira para os investimentos em marketing digital. As estratégias e o planejamento da utilização das ferramentas digitais são fundamentais para micros, pequenas, médias e também para as grandes empresas. Basta observar o mergulho das grandes marcas nas redes sociais para potencializarem as vendas na Páscoa de 2024.

Importante destacar que as grandes marcas, que antes dependiam 100% do varejo, estão investindo muito em marketing digital. O grupo Mondelez, que tem várias marcas de chocolates, por exemplo, realocou seus investimentos de maneira substancial para o digital e cresceu 15% em vendas em 2024, comparado ao ano passado. Esse é um dos principais movimentos de mercado marketing digital nesse ano.

Grande marcas, que antes investiam pequenos valores nas ferramentas digitais, agora estão fazendo essa ponte direta com o consumidor e estão criando seus próprios e-commerces, lançando novos produtos e vendendo direto para o público final. Isso é muito interessante porque é uma mudança de paradigma de mercado. Uma oportunidade de crescimento real. E, assim, empresas tradicionais que eram resistentes ou que não adotavam uma postura mais agressiva no mercado digital, estão apostando no crescimento virtual de seus negócios diretos para o público final.

Essa mudança de postura atende ao público jovem e também aos consumidores que, principalmente depois da pandemia, se acostumaram a utilizar as lojas e as redes virtuais na aquisição dos mais diversos produtos e serviços. A comodidade de receber em casa virou uma experiência mais que satisfatória para o consumidor brasileiro. E de olho nessa transformação acelerada da revolução tecnológica, as empresas resolveram apostar e investir em marketing digital e logística para atenderem essa crescente demanda. As lojas de ruas e grandes varejistas não deixaram e nem deixarão de existir, mas as empresas vão diversificar cada vez mais as possibilidades de chegada ao público final. Estamos vivendo em uma nova era empresarial e do marketing. Novas oportunidades e modelos vão surgir. Cabe ao empreendedor, ao empresário, analisar e não deixar o barco passar, pois quem não se conectar às novas possibilidades, pode ficar à deriva.

(*) É especialista em marketing digital e CEO da Engajatech

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