Os vereadores de Gavião Peixoto aprovaram, recentemente, o projeto de lei que institui a realização anual da Gincana Ecológica.
De acordo com o autor do projeto, vereador Carlos Alberto de Oliveira (Betinho), a programação inclui competições de caráter educativo-ambiental, promovidas preferencialmente às margens do Rio Jacaré. Dentre as provas, estão coleta de lixo seletiva, plantio de árvores nativas e concurso de fotografia, além de bóia cross.
O projeto determina a publicação de edital para a eleição de uma comissão organizadora que deverá ser composta por nove membros. “Sete deles serão escolhidos democraticamente pela população. Ainda farão parte da comissão um representante da Prefeitura Municipal e um da Câmara Municipal”, explica o autor do projeto.
A comissão organizadora, apoiada pelo Departamento de Educação e Cultura, terá que contatar o Grupo de Escoteiros e o Corpo de Bombeiros para garantir a organização e segurança do evento.
“O município já tem um potencial turístico, mas a Gincana Ecológica poderá dar início a um projeto mais amplo envolvendo a questão do Turismo. Os custos para a viabilização do evento são baixos e há ainda a possibilidade de patrocínio por empresas privadas. Acredito que o projeto será sancionado pelo prefeito Gregório Gulla, já que o município e toda a sociedade serão diretamente beneficiados”, afirma Betinho.