(Editoria)
VAMOS AJUDAR?
A seca e as altas temperaturas têm castigado a todos — e os animais não estão de fora. Muitas pessoas já estão colocando vasilhas com água nos quintais para que os pássaros possam se refrescar. Se você vir cachorros soltos em sua rua, coloque também vasilhas de água na calçada para aliviar o sofrimento deles.
Lembre-se de trocar a água todos os dias para evitar a proliferação do mosquito da dengue. Vamos juntos amenizar o sofrimento dos nossos bichinhos! Eles fazem a diferença em nossas vidas.
Foto Ilustrativa Imagem de wirestock no Freepik
POLUIÇÃO VISUAL
Há inúmeras queixas sobre a quantidade de bandeirolas espalhadas pelas principais avenidas e ruas da cidade, que prejudicam até a visibilidade dos motoristas. Além disso, as caixas de correio das residências estão abarrotadas de “santinhos”, e o chão das ruas, também.
Se você está incomodado com essa situação desproporcional, a solução é simples: não vote nesse candidato. No passado, elegiam-se os que mais sujavam e se destacavam na divulgação.
QUEIMADAS
Araraquara tem sofrido com queimadas, e a saúde de idosos e crianças está sendo afetada. O uso de água para a limpeza deve ser feito com moderação. Um leitor nos enviou uma sugestão:
“Por que a Prefeitura não coloca a Guarda Municipal para fazer rondas nos bairros onde há áreas de mata e, assim, afastar os incendiários?”
Talvez a presença da guarda municipal em locais mais afastados do centro – principalmente onde há o foco de mata e sujeito ao fácil incêndio – possa inibir os criminosos que colocam fogo. Hoje, a responsabilidade de fiscalização de terrenos e locais onde há risco de incêndio é mais importante do que nunca.
PEGOS EM FLAGRANTE
No último final de semana, uma extensa área nas proximidades da Havan foi completamente incendiada. Segundo informações, cinco pessoas foram presas, incluindo menores que foram liberados.
Fica a pergunta: há alguém mandando colocar fogo ou estão fazendo isso por diversão?
A polícia local deve realizar uma investigação para inibir a prática reiterada dessas ações que prejudicam a cidade e a sociedade como um todo.
Foto Ilustrativa Freepik
FALTA DE ÁGUA
A falta de água não é um problema exclusivo de Araraquara. Cidades como Bauru, Ribeirão Preto e muitas outras estão sofrendo com a estiagem. São aproximadamente 150 dias sem chuva, e o país enfrenta uma fase crítica.
Vamos fazer a nossa parte, economizando ao máximo o precioso líquido, e torcer para que a chuva chegue logo.
Foto Ilustrativa Freepik
FESTA DA PADROEIRA
No dia 12 de outubro, celebramos Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. As festividades começaram no dia 3 e se estenderão até o dia 27 deste mês.
Confira a programação completa nos boletins.
ARARAQUARA SE DESMANCHANDO
Além da falta de chuva e de uma seca insuportável para qualquer ser vivo, Araraquara segue queimando! Até quando essa situação vai perdurar?
Não se observa uma força-tarefa efetiva para combater e punir quem está destruindo o pouco que resta do nosso meio ambiente. Onde está o poder público, tanto o Executivo quanto o Legislativo?
“Ah, tem eleição no próximo domingo e estamos focados em buscar votos.” É isso mesmo?
Na última quarta-feira, por volta das 15h30, parecia que estava anoitecendo, tamanha era a poluição enfrentada pela cidade. Respirar se tornou uma tarefa difícil e a quantidade de pessoas que passam por dificuldades respiratórias devido aos acontecimentos recentes aumenta a cada dia.
As fotos tiradas do alto do prédio do Jornal de Araraquara comprovam a preocupação da população com essa triste realidade.
Quem nos acompanhou até aqui tenha um excelente final de semana e até a próxima, se Deus assim o permitir.