O veterinário Rubens Porto Palagi, de Araraquara, integrante do Foto Cine Clube Aracoara, ficou em segundo lugar na categoria “Papel fotográfico”, da XIII Bienal de Arte Fotográfica Cor Catálogo 2003, realizada em São Paulo, de 19 a 26 de setembro. A fotografia premiada, com o título de “Orvalhado”, obteve 53 pontos, ficando empatada com o trabalho de Laise Rosa, da Sociedade Fluminense de Fotografia. No desempate, que ocorreu pela quantidade de notas máximas, Rubinho acabou ficando em segundo lugar.
O evento foi organizado pela Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema e pelo Foto Cine Clube Bandeirante. Mais de 200 fotógrafos de 17 clubes de todo o país participaram em duas categorias: “Slide” e “Papel”. O vencedor na categoria “Papel” foi Laise Rosa, da Sociedade Fluminense de Fotografia. Na categoria individual “Slide”, o primeiro lugar ficou com Suren Saadjian, do Foto Clube Londrina.
Cinco integrantes do Aracoara apresentaram 12 trabalhos: Henrique Santos, Manoela Marques, Rubens Porto Palagi, Renato Takatsui e Svetlana Zolnerkevic. O Foto Cine Clube ficou na 14ª colocação na classificação geral entre os clubes participantes. Em primeiro lugar ficou o Grupo Amigos da Fotografia, de Ribeirão Preto.
Incentivo
Para o presidente do Aracoara, Henrique Santos, a premiação de Rubinho é um incentivo para que outros integrantes do Foto Cine Clube participem de concursos. Dessa forma, divulguem o nome e o trabalho da instituição. Em novembro, o Foto Cine Clube vai realizar uma exposição com as fotos dos integrantes do Aracoara inscritas na bienal.
Para captar a imagem das gotas de orvalho em ramos verdes de capim de trigo, Rubinho utilizou uma câmera digital Sony CyberShot 717, com lente macro, 1/125 de velocidade e 4.5 de abertura. Como prêmio, Rubinho ganhou um troféu. Ele explica que o capim estava plantado numa bandeja de plástico e cultivado no interior da cozinha da casa dele. Após a sessão de fotos, o capim foi cuidadosamente cortado e batido no liquidificador com abacaxi e hortelã, coado e servido como suco de clorofila.
A foto foi tirada com a intenção de documentar um trabalho de pesquisa culinária e poderá virar a capa de um livro sobre “Alimentação Viva”.
“Fiquei surpreso e feliz ao ver o resultado da foto ampliada em papel. Quando surgiu a mostra da bienal, resolvi enviar a foto. Concluo que este prêmio possa servir de estímulo para amantes da fotografia, que aliás, poderão vir conhecer e partilhar conosco do Foto Cine Clube Aracoara o prazer de fotografar”, conclui.