Fórum de Estudantes integra Programação do Mês da Juventude

0
454

Atividade está marcada para as 18 horas desta sexta-feira, com transmissão via Zoom

Nesta sexta-feira (13), às 18 horas, será realizado o Fórum dos Estudantes, atividade que integra a Programação do Mês da Juventude, que marca uma série de atividades realizadas e apoiadas pela Prefeitura por meio da Assessoria Especial de Políticas para Juventude. O evento terá transmissão via Zoom e visa promover um diálogo com os estudantes e com cursinhos.
O Fórum contará com três palestrantes: Iago Alves, vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, coordenador do Movimento Secundaristas do MPJ Bahia; Julia Köpf, estudante de administração na FEA USP, foi coordenadora geral do DCE da USP e diretora da UEE São Paulo; e Giovanna Lopes, cientista social formada pela UNESP e pela Universidade Nacional de Córdoba-Argentina, foi professora no Cursinho Popular Geração Near (2019-2020) e atualmente é gerente de Cursinhos Populares em Araraquara.
A assessora especial de Política Pública para Juventude, Steyce Chaves, ressalta que a atividade serve para aproximar ainda mais o poder público com os estudantes. “O Fórum dos Estudantes tem o objetivo de escutar os estudantes de Araraquara, das universidades, das escolas e dos cursinhos, para saber como será essa retomada, o que eles estão achando e quais foram as dificuldades do ensino à distância. É de extrema importância que a nossa assessoria abra esse espaço de contato com os estudantes neste momento”, aponta.
Vale destacar que a Programação do Mês da Juventude é realizada e apoiada pela Prefeitura por meio da Assessoria Especial de Políticas para Juventude. A agenda conta ainda com conversas temáticas com todas as juventudes, roda de conversa, ato ecumênico, batalha de hip hop e lives com palestras.
Neste ano, a programação vem com o tema “Esperançar”, em referência às palavras do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…”.

PROGRAMAÇÃO DO MÊS DA JUVENTUDE

13/08 – Fórum de estudantes
Horário: 18:00
Transmissão: Zoom
Sinopse: Dia 11 de agosto é dia dos estudantes, e para comemorar essa data haverá um diálogo com os estudantes e com cursinhos.
Palestrantes: Iago Alves, vice-presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas, coordenador do Movimento Secundaristas do MPJ Bahia; Julia Köpf, estudante de administração na FEA USP, foi coordenadora geral do DCE da USP, diretora da UEE São Paulo; Giovanna Lopes, cientista social formada pela UNESP e pela Universidade Nacional de Córdoba-Argentina, foi professora no Cursinho Popular Geração Near (2019-2020) e atualmente é gerente de Cursinhos Populares em Araraquara.

PROGRAMAÇÃO DE LIVES: PRÉ-CONFERÊNCIAS
Lives temáticas sobre os eixos da conferência da juventude.

Calendário:
Data: 18, 20, 26, 27, 30, 31 de agosto.
18/08 às 19h – Maria Marighella e Vitta Pereira. Tema: Cultura;
20/08 às 18h – Thainara Faria e Beatriz Caminha. Tema: Participação social e política, multiculturalidade e igualdade;
26/08 às 20h – Rafaela Modé. Tema: Saúde;
27/08 às 19h – Leocardia e Camila Capacle. Tema: Educação, Qualificação e trabalho e renda;
30/08 às 19h – Roseli Gustavo. Tema: Esporte e lazer;
31/08 às 18h – Danilo e Gisele. Tema: Cidadania, sustentabilidade, território e mobilidade;

MARIA MARIGHELLA – Atriz e vereadora de Salvador pelo PT.

VITTA PEREIRA – Cria de Minas Gerais, formada em Edificações, Pedagogia, Cinema e Teatro. Multiartista do Ekê. Atualmente integrante da dupla “Irmãs de Pau” e gestora cultural de Araraquara.

THAINARA FARIA – 26 anos, mulher negra, vereadora reeleita do PT de Araraquara, advogada e pós-graduada em Direito Constitucional, com extensão em economia. É a primeira mulher negra a assumir uma cadeira no legislativo municipal. Seu mandato trabalha para garantir os direitos sociais. Defende os direitos das mulheres, negros, comunidade LGBTQIA+ e juventude. Atua na proteção e promoção dos direitos da criança e do adolescente.

BEATRIZ CAMINHA – 22 anos, mulher negra, bissexual, vereadora eleita mais jovem da história de Belém, liderança do PT na Câmara Municipal de Belém. Estudante de arquitetura e urbanismo da UFPA, vice presidenta do PT Pará, integrante do coletivo Quintas Pretas e do Movimento Popular da Juventude.

RAFAELA BERALDO MODÉ – Possui graduação em psicologia, letras e direito, pós-graduada em Psicopedagogia Institucional e possui também Formação em Educação à Distância. Atualmente atua como psicóloga em consultório e como Diretora Geral da Escola de Governo do Município de Araraquara – EGMA. Faz parte da Articulação Nacional de Psicologues Trans – ANPTrans. Foi coordenadora de Direitos Humanos do Município de Araraquara de setembro de 2019 a março de 2020.

LEOCARDIA CRISTINA REGINALDO DA CRUZ – Araraquarense, 43 anos, mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação na área da Educação, pós-graduada em Educação Especial, graduada em Pedagogia, pós-graduanda em psicopedagogia clínica, habilitada para o magistério e formada em Tutoria Virtual. É coordenadora e idealizadora do Canal e do Grupo de Estudos Práticas Pretagógicas.

CAMILA CAPACLE – Coordenadora de Trabalho e Economia Criativa e Solidária da Prefeitura Municipal de Araraquara. Doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e mestre em Ciências Políticas pela UFSCar. Gestora pública. Mãe. Feminista. Antiratista. Ativista por um mundo justo e solidário.

ROSELI DO CARMO GUSTAVO DA SILVA – Presidente da Fundação de Amparo ao Esporte do Município de Araraquara/Fundesport e Coordenadora Executiva de Projetos Sociais e Esportivo do Município de Araraquara 2021· Ex-jogadora de Basquete da Seleção Brasileira. Vice-campeã olímpica em Atlanta 1996, Campeã Mundial na Austrália em 1994, campeã Panamericana em Cuba 1991. Defendeu os clubes da Unimep – Piracicaba, Bcn – Osasco, Ponte Preta – Campinas, União Micaelense – Ilha dos Açores – Portugal, Ferrol – Espanha, BRAHE Basket – Suécia.

DANILO FORLINI – Doutorando e Mestre em Educação Escolar pela UNESP, Técnico em Assuntos Educacionais no IFSP e Diretor na Cia. Improvisória de Teatro. Participou como educador e idealizador em projetos de educação política e atualmente pesquisa as áreas de cidadania, democracia, criatividade e teatro.

GISELE HELOISE BARBOSA – Doutora em Ciência Política, associada da Cidadeapé – Associação pela Mobilidade a Pé em São Paulo e atua há mais de 10 anos como professora da educação básica.

24/09 – Conferência Municipal de Juventude “Esperançar”
Abertura Horário: 18 horas (a confirmar)
Local: Online
Sinopse: Abertura, será com a presença de prefeitos, vereadores e COMJUVE e vamos falar dos eixos e da importância de conselho de juventude atuante, e do plano municipal de juventude.

25/09 – Discussão e Encerramento
Horário: 16 horas (a confirmar)
Local: Online
Sinopse: Discussão dos eixos, criação do Plano Municipal de Juventude.

(SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO – PREFEITURA DE ARARAQUARA)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.