N/A

Fortalecendo o desenvolvimento e os afetos

A atenção das crianças está sendo desviada e roubada, cada dia mais, por uma enxurrada de estímulos externos (telas de todos os tipos), que disputam um lugar privilegiado na rede neural de seus cérebros. Por isso, a SPSP está lançando a campanha “Leitura em Família.  Fortalecendo o desenvolvimento e os afetos”, por reconhecer a importância desse tema no contexto do mundo moderno.

Conforme explica o pediatra Fernando Oliveira, coordenador do Blog Pediatra Orienta da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP) e um dos idealizadores da campanha, as crianças precisam de proteção, convivência com outras pessoas, troca de afetos e estímulos. “As melhores fontes da Medicina Baseada em Evidências apontam para o importante papel desempenhado pela leitura”, esclarece o médico.

“Certamente nós, pediatras, ficamos incomodados com os inúmeros prejuízos que o excesso do uso de telas tem provocado no grupo pediátrico, e, sendo assim, decidimos lançar a campanha “Leitura em Família. Fortalecendo o desenvolvimento e os afetos”, com a plena convicção de que a leitura em família é um instrumento que, embora singelo, é eficaz para fortalecer tanto o desenvolvimento cognitivo quanto emocional das nossas crianças”, enfatiza o especialista. Abaixo, ele cita como a utilização exacerbada das telas vem impactando no comportamento de crianças e adolescentes.

  • As crianças estão mais ansiosas e deprimidas;
  • Tem aumentado o número de tentativas e suicídios na faixa etária pediátrica (aumento de 29% nas idades entre 10 e 24 anos);
  • As crianças têm apresentado baixo rendimento em leitura;
  • A violência urbana tem crescido. Mortes por causas externas (acidentes e violências) aumentaram 16% entre 2010 e 2022;
  • O narcotráfico é uma realidade assustadoramente presente nas cidades e municípios de nosso país;
  • O mercado de trabalho, em um futuro muitíssimo próximo, exigirá dos jovens competências de conhecimento e emocionais cada vez mais refinadas. 

Fernando Oliveira convida todos os pais, familiares, cuidadores e educadores a se engajarem nesta importante campanha. “Este é um tempo de cuidados e de esperanças. O ser humano utiliza uma forma única de comunicação através da linguagem e suas palavras deram vida ao universo”, observa o especialista, salientando que além de conhecimento, a leitura promove estímulo e afeto. “E o mundo precisa de afeto e sabedoria, e as crianças são o mundo melhor que queremos ver e deixar de legado. Ler faz toda a diferença!”, conclui.

(Flávia Lo Bello)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Show nesta sexta-feira no Sesc Araraquara

Oficina “Dobrando e encantando”, neste sábado no Sesc Araraquara

Espetáculo de teatro infantil neste sábado no Sesc Araraquara

Conhecendo uma aula de Movimento Consciente, neste domingo no Sesc Araraquara

Xadrez para todas as pessoas neste domingo no Sesc Araraquara

CATEGORIAS