Formação em Educação Financeira é tema do “Canal Direto com a Prefeitura”

0
414
Coordenador do Procon de Araraquara, Rodrigo Martins, falou sobre os detalhes da atividade marcada para esta segunda-feira (31)

Programa produzido pela Secretaria Municipal de Comunicação, o “Canal Direto com a Prefeitura” desta quinta-feira (27) contou com a participação do coordenador do Procon de Araraquara, Rodrigo Martins, que falou detalhes da Formação em Educação Financeira, que acontece nesta segunda-feira (31), das 19h às 22h, no auditório do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (NEJA) Irmã Edith, localizado na Rua Voluntários da Pátria, nº 2154, Centro.

A atividade, que será gratuita e com certificação, será voltada para pessoas que têm dificuldades para organizar suas finanças e administrar o dinheiro, e também pessoas interessadas no assunto. “Em 2021 tivemos uma atualização do Código de Defesa do Consumidor e a lei criou a figura do superendividado. Depois da pandemia, muita gente se endividou, então o governo criou isso e foi editada essa lei. Aí criamos aqui o Programa de Educação Financeira do Procon. Em uma parceria com a Escola de Governo, estamos fazendo essa formação para que possamos levar para mais pessoas essa oportunidade. Não tivemos a educação financeira no dia a dia, na escola, e era uma coisa que ninguém falava. Até hoje, temos um programa, que é o Procon na Escola, que vai para as escolas para falar sobre o assunto, e lá nós perguntamos quem participa da educação financeira da casa, quem elabora o orçamento ou ajuda a mãe nas compras. Pouquíssimos alunos ainda se manifestam. Então ainda não é comum nas famílias fazer educação financeira, que é muito importante porque temos um número de endividados muito alto no país. Até o Governo Federal, nesse momento, lança várias frentes para tentar tirar o brasileiro da situação de endividamento. Então, indo nesse sentido, criamos o programa e estamos trabalhando nele”, explicou Rodrigo.

O coordenador revelou que um estudo constatou a necessidade de abordar esse tema. “Através da Escola de Governo, foi feito um levantamento, a nosso pedido, do número de créditos consignados que havia entre os servidores. Descobrimos uma coisa assustadora. Descobrimos que tem servidor que possui mais de oito consignados. É uma situação bem complicada e quase 50% dos servidores têm consignado, o que mostra um grau de endividamento. Então, junto com a Escola de Governo, elaboramos essa atividade para segunda-feira no NEJA. Ainda está aberta a inscrição e o pessoal pode procurar no site da Prefeitura ou na hora dá para fazer também. Lá nós vamos fazer um apanhado geral de educação para consumo, direitos do consumidor no geral e um pouquinho de educação financeira nesse sentido. Vamos fazer uma oficina depois, onde vamos dividir o pessoal em grupos para fazermos uma planilha de orçamento financeiro, elaborar um orçamento na casa, para que o pessoal saia sabendo como fazer. Esse curso é voltado para os servidores, mas é aberto a toda comunidade e quem quiser participar”, frisou Rodrigo.

Ele acrescentou que ainda restam algumas vagas. “Nós temos 60 vagas e ainda tem algumas. Se não der a demanda, faremos outra vez e fica tudo certo”, garantiu. Para participar, é preciso fazer a inscrição pelo link bit.ly/curso_financas_araraquara.

O coordenador citou outros pontos que serão abordados na capacitação. “No curso vamos passar as informações de como participar dos programas do governo, que tem dois ativos da Secretaria Nacional do Consumidor. Tem um que já está em desenvolvimento e tem outro também que o Governo Federal lançou para tirar a população da situação de endividamento. Vamos orientar e, caso a pessoa queira, ainda pode se inscrever no Programa de Educação Financeira, que faremos o acompanhamento, tentamos fazer a negociação de algumas dívidas, orientá-la a sair dessa situação de endividamento e voltar a ser um consumidor tranquilo, consumir tranquilamente”, mencionou.

Quem se interessar em integrar o Programa de Educação Financeira pode se dirigir à sede do Procon, que fica na Rua Prof. Dorival de Oliveira, 164, Vila Ferroviária, onde o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, fechado para almoço das 13h às 14h. “É só ir até lá, vai pegar uma ficha de inscrição, vamos fazer uma análise da documentação toda, aí ele vai ter um acompanhamento da nossa equipe para que possamos tirá-lo da situação de endividamento. Lógico, a pessoa precisa querer sair.  Ela precisa ter disposição e precisa ouvir. Lógico que ela não é obrigada a fazer nada, mas precisa se dispor a sair da situação”, completou Rodrigo.

O Procon Araraquara também atende pelo Facebook e pelo Whatsapp  (16) 99701-0120 ou pelo telefone (16) 3301-3131. O contato também pode ser feito através do e-mail [email protected].

Ao vivo

O “Canal Direto com a Prefeitura” vai ao ar de segunda a quinta-feira, às 12h30, na página da Prefeitura no Facebook. A íntegra dos programas continua disponível para visualização no próprio Facebook e em outras plataformas digitais, incluindo o formato de podcasts.

SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.