Filhos do Sol completa um ano de transformações nas vidas de jovens e adolescentes

0
455
Foto: Tetê Viviani
Desde o lançamento, iniciativa já beneficiou 93 pessoas em extrema vulnerabilidade social

Nesta sexta-feira (12), Dia Internacional da Juventude, a Prefeitura de Araraquara comemora um ano do lançamento do “Filhos do Sol”, programa municipal de transferência de renda, oferta de ações socioeducativas, qualificação profissional e vivência no mundo do trabalho a adolescentes e jovens em situação de extremo risco pessoal e social.

O programa atende cerca de 40 adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos e que estão em situação de risco pessoal e social. Desde o lançamento, no ano passado, o “Filhos do Sol” já beneficiou 93 pessoas. Os participantes são indicados pelo serviço de proteção social do município — Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social ou Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular, além de validação pelo Comitê Municipal “Filhos do Sol”.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Jacqueline Barbosa, destaca a diferença que o programa tem feito na vida de seus beneficiados. “O Filhos do Sol é um programa muito importante para nós, pois dá uma resposta efetiva para adolescentes e jovens em risco, por isso é com muita alegria que comemoramos seu primeiro aniversário. Temos visto o quanto esse programa tem sido importante para a vida desses adolescentes e jovens, na garantia da renda mínima, na importância das oficinas e dos cursos de capacitação. É um programa que traz o adolescente e o jovem para um novo itinerário de rotina de vida, inserindo-os em espaços qualificados e inclusive com qualidade de vida, apresentando um ciclo positivo de vivência dessa adolescência e dessa juventude”, explicou.

O coordenador de Direitos Humanos, Renato Ribeiro, valorizou os resultados do programa nesse período de atividade. “Em um ano de projeto, temos certeza que estamos no caminho certo. Vemos o crescimento desses jovens diariamente por meio das Oficinas Culturais, esportivas e dos cursos de qualificação profissional. Nossa equipe faz um trabalho fundamental, em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, de acompanhamento dos núcleos familiares e isso faz toda a diferença. É um programa que mira em diferentes vulnerabilidades e por isso é tão importante”, comentou.

A assessora de Políticas para a Juventude, Steyce Chaves, falou sobre o aprendizado que teve ao trabalhar no desenvolvimento do programa. “Há um ano, quando estávamos pensando em implementar o programa, eu não tinha noção da sua importância. Eu havia comentado com muitas pessoas que só entenderia a importância do projeto com ele andando. Hoje eu posso dizer que é um programa que transforma vidas. Vemos jovens saindo para entrar em cursos, jovens saindo para trabalhar em empresas, então inserimos o jovem no mercado do trabalho e nessa vivência no mundo do trabalho. É um programa muito importante para dar oportunidade para o jovem que não tinha mais esperança, que já não tinha mais vontade de alcançar os seus sonhos. Em um ano de Filhos do Sol, muitos jovens que passaram pelo programa encontraram seus sonhos e estão buscando sua felicidade. Acredito que, pensando em um futuro mais próximo, vou ficar muito feliz em falar que trabalhei no Filhos do Sol e que ajudamos a realizar transformações nas vidas desses jovens”, salientou.

A concepção do Filhos do Sol ocorreu em articulação da Prefeitura com a Vara da Infância e Juventude e do Idoso da Comarca de Araraquara, o Ministério Público do Estado de São Paulo, a Defensoria Pública e a Câmara Municipal. Para a inserção no programa, além de apresentarem condições de extremo risco, os adolescentes e jovens devem aceitar o retorno à educação formal, quando não concluída, bem como consentirem na inclusão nas ações ofertadas pelo programa e no plano de acompanhamento pactuado com os serviços que deram origem ao encaminhamento.

O repasse dos recursos financeiros é efetuado por cartão bancário. Os beneficiários ainda recebem cartões de vale-transporte para participarem das ações ofertadas pelo programa. Por atender adolescentes e jovens que estão fora da escola, o Filhos de Sol abrange pessoas que não estão incluídas pelo Jovem Cidadão, outro programa social da Prefeitura para a juventude.

O primeiro aniversário do programa “Filhos do Sol” será comemorado com um sarau nesta sexta, às 19h, no Centro de Referência da Mulher “Heleieth Saffioti”, que fica na Avenida Espanha, 532, Centro. A entrada é gratuita para o público. A atividade será realizada através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Fundart, por meio do Programa Oficinas Culturais, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Participação Popular, pela Assessoria Especial de Políticas para Juventude, e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social .

 
SECRETARIA MUNICIPAL DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE ARARAQUARA

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.