N/A

Festa junina: quais são os cuidados que diabéticos devem ter com a alimentação? 

Nutricionista ensina como aproveitar o período festivo sem elevar a glicemia

O período junino proporciona alegria, diversão e traz muito sabor, com comidas, doces e bebidas típicas. No entanto, para quem possui diabetes, a temporada exige alguns cuidados para não comprometer a glicemia, explica a nutricionista e professora do curso de Nutrição da Universidade Guarulhos (UNG), Vanessa Lopes.  

Segundo a especialista, o principal cuidado não está na restrição das comidas, mas na forma como elas são consumidas. “Não há alimento proibido para a pessoa com diabetes, mas cuidados com as combinações e quantidades ingeridas para minimizar os impactos nos níveis de açúcar no sangue”, esclarece. 

O risco de elevação rápida da glicemia está nos doces tradicionais. Por exemplo, pé de moleque, doce de batata-doce, paçoca, doce de abóbora, canjica, arroz-doce, maçã do amor, algodão-doce e frutas cobertas de chocolate. Bebidas como vinho quente, quentão, refrigerantes e sucos adoçados também exigem moderação.   

De acordo com a nutricionista, uma estratégia interessante é combinar diferentes grupos alimentares durante a refeição. “Quando você consome carne ou frango – ricos em proteínas -, associados a pães e massas – que possuem fibras -, isso ajuda a retardar a digestão. Dessa forma, mesmo se consumir algum doce, o açúcar é liberado mais lentamente na corrente sanguínea, reduzindo os picos glicêmicos”.  

Vanessa ainda pede ponderação na hora de consumir produtos dietéticos ou sem adição de açúcar. “Apesar de existirem versões de paçoca e doces à base de chocolate sem açúcar, muitos deles apresentam maior quantidade de gordura. Esse excesso pode contribuir para o aumento da glicemia a longo prazo”, ressalta.   

Outro cuidado é com os refrigerantes diet ou zero, que apresentam maior quantidade de sódio em sua composição. O consumo em excesso desse tipo de bebida pode gerar inchaço e aumentar a pressão arterial. 

Para aproveitar esse período de festas com mais segurança, a professora do curso de Nutrição da UNG recomenda não chegar ao evento com fome ou após longos períodos em jejum. “Isso pode favorecer exageros e dificultar o controle alimentar. O ideal é manter uma dieta equilibrada ao longo do dia e, na festa, escolher aquilo que realmente deseja consumir”, orienta.   

Segundo Vanessa, vale a pena começar por uma opção com proteína, como um lanche de carne ou frango, e depois escolher o doce que mais desperta vontade de comer. “Evite associar muitas preparações, mesmo sendo diet ou zero, pois todos os alimentos podem gerar impacto na glicemia se consumidos em grandes quantidades. Na maioria das festas juninas, os doces não são pensados para quem possui diabetes. Portanto, aconselho a controlar a quantidade ingerida. Se for o caso, divida a porção com outras pessoas. Isso permitirá experimentar mais opções”, comenta. 

Para finalizar, a especialista recomenda não encarar as comidas como algo proibido. “Esse tipo de pensamento pode aumentar a vontade de consumir o alimento e até favorecer episódios de compulsão alimentar”, conclui. 

Foto: Magnific

(Cristiane dos Reis Pappi – UNG)

Compartilhe :

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“A margem é o Centro”: espetáculo inspirado na cultura Ballroom é destaque na quinta-feira (25) da SLAMC

Prefeito Dr. Lapena recebe Paulo Skaf para diálogo sobre desenvolvimento econômico

Festa junina: quais são os cuidados que diabéticos devem ter com a alimentação? 

Praça do Campo, no Jardim Iedda, precisa de limpeza, roçada e reparos

Quarta (24): SLAMC dá continuidade à oficina “Máscaras de papelão e o corpo popular: da construção ao jogo cênico”, com Muca Rangel

CATEGORIAS