Está em funcionamento na Praça Pedro de Toledo, desde o dia 9, a Feira de Artesanato, promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundart.
O bem sucedido projeto da Feira de Produção Familiar, desenvolvida no mesmo espaço pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e que surgiu no final de agosto como uma alternativa de geração de emprego e renda para 40 produtores de Araraquara e região, motivou mais esta iniciativa.
O projeto da feira, ainda piloto, é a primeira atividade do Centro de Referência de Arte Popular, que pretende valorizar a arte popular da região e criar um núcleo permanente de expressão artística na cidade de Araraquara.
A feira visa oferecer uma alternativa de lazer e oportunidade para que a comunidade possa conhecer e adquirir artesanato feito pelos artesãos da cidade. Além da exposição dos trabalhos manuais, ainda serão incorporados ao projeto apresentações musicais, teatrais e de dança.
A feira já conta com a adesão de cerca de 54 expositores, que apresentam uma grande diversificação de produtos, como bijouterias, acessórios de moda, artigos para enxoval, objetos de decoração, entre outros.
A iniciativa também está possibilitando o ingresso de vários participantes do Programa Oficinas Culturais, desenvolvido pela Secretaria de Cultura/ Fundart ao mercado de trabalho informal, através da venda de trabalhos feitos em tear manual com miçangas e biscuit.
As feiras de Artesanato e Produção Familiar funcionam todos os sábados, das 9 às 13 horas .