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Fazer-se respeitar é o grande segredo

Marilene Volpatti

Fazer-se respeitar é o grande segredo.

Pode ser jovem, talentoso e dedicado. Em qualquer situação sempre contribuindo com ótimas idéias e sabendo aproveitar as oportunidades que surgem. Comenta-se que você está se saindo otimamente. Mas percebe que lá no fundo não é levado muito a sério.

Na verdade sentir-se preso nesse tipo de armadilha é mais comum do que se pensa. Vejamos: muitos de nós nos vemos cercados por pessoas mais experientes quase que diariamente. Apesar de nos esforçarmos para mostrar que merecemos uma dose de confiança, conseguir o respeito que merecemos não é exatamente uma tarefa muito fácil.

Na maioria das situações, no cotidiano, o clássico conceito de delegar poderes – que permite que uma equipe ou mesmo um indivíduo tome suas próprias decisões e assuma riscos e acertos – está muito longe de se tornar uma realidade. É simples: aumentar o poder de alguém significa diminuir (ou no mínimo, dividir) o do outro. Isso resume porquê muitas pessoas aplaudem essa idéia na teoria e se sentem ameaçados quando ela é aplicada na prática.

A maneira de escapar dessa armadilha é estabelecer um clima de confiança com as pessoas que se convive diariamente. Mas não se esquecendo que essa confiança deve ser recíproca, isto é, não podemos permitir que um superior jogue em nossas costas um monte de problemas e cruze os braços enquanto nós trabalhamos. Por outro lado, também podemos provar que somos merecedores dessa confiança.

De que maneira? Informando a quem interessar sobre possíveis complicações e pedindo a ajuda sempre que necessitar. Só existe uma coisa que a maioria das pessoas detesta mais do que surpresas desagradáveis: descobrir que elas poderiam ter sido evitadas se fossem informados a tempo.

Serviço

Deixe claro que você é um funcionário confiável. Se alguém que trabalha na mesma empresa que você se queixar que as tarefas mais pesadas do escritório é ela quem faz, procure descobrir o porquê disso. Como? Observe, por exemplo, se seu horário de almoço costuma extrapolar o dos outros funcionários. Se ocorre o mesmo, pela manhã, ao iniciar o trabalho do dia.

Se quiser ser levado a sério, tem que mostrar que leva também o emprego a sério. Mesmo que lhe confundam com um especialista em tarefas cansativas, se dedique.

Com certeza boas notícias estarão à sua espera muito antes do que imagina.

Um comportamento profissional derruba qualquer barreira.

O mesmo comportamento profissional, sério, responsável e antes de mais nada respeitoso, vale para aquele que dispõe do serviço prestado como para aquele que o adquire. Isto é: uma firma oferece um determinado produto, ela tem que tratar com respeito aquele que o adquire. Vale, também, para as pessoas físicas. Todos nós somos vendedores e compradores de serviços.

Críticas

Na maioria das vezes machucam, mas quando são construtivas podem ser muito úteis. Portanto, se seu trabalho for criticado, procure não encarar como uma ofensa pessoal. Reflita sobre o que foi dito: outros já fizeram o mesmo comentário? Nesse caso, há boas chances que o julgamento esteja certo. Para ganhar pontos, depois de avaliar as falhas, de se colocar no lugar da pessoa que lhe fez a crítica, procure os indivíduos que as fizeram e agradeça. Explique que ajudou a melhorar. Não há necessidade de se humilhar, diga simplesmente: “Na hora fiquei ofendido, mas descobri que você estava com a razão. Você tem alguma sugestão?” Se encarar a crítica de maneira positiva, demonstrará a todos que vale a pena prestar atenção naquilo que você faz, ou que a sua empresa faz. Isto significará crescimento em todos os sentidos.

Admita os erros

Não invente desculpas. Todo mundo já passou pela experiência desagradável de tentar esconder um erro que, depois de descoberto, transformou-se em um problema triplicado.

Ser descoberto quando se tenta encobrir uma bobagem é uma situação muito mais difícil do que enfrentar e assumir a culpa de um erro. O que não pode e não se deve, em hipótese alguma, é voltar a cometer o mesmo erro por diversas vezes. Dizem até que errar é humano, persistir é…

Tenha na cabeça que ninguém é infalível. Se cometer algum deslise e agir rapidamente para evitar maiores danos, com certeza a pessoa prejudicada saberá entender.

Saia da toca

Se não deixarmos claro o que queremos e onde desejamos chegar, não podemos esperar que os outros adivinhem. Mesmo se for um office-boy graduado, não deixe de procurar algo mais interessante para fazer.

Analise se seus interesses estão indo de encontro aos dos outros.

Em qualquer situação da vida o importante é se fazer ouvir e saber ouvir. Devemos e podemos ter a persistência necessária para ganhar qualquer coisa em nossa existência.

Tudo nos será dado de acordo com aquilo que projetarmos. Fazer-se notar, respeitar, ser respeitado e determinado é a chave. Acredite, vale a pena. Invista em você.

Serviço

Consultoria: Drª Tereza P. Mendes – Psicoterapeuta Corporal – Fone:- 236-9225.

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