No dia sete de dezembro de 2024, sábado, às 18h30, acontecerá o Festival Alternativo de Canção Autoral (FACA), na cidade de Araraquara, interior de São Paulo.
Como surgiu o FACA?
Rodrigo Bottari, produtor do FACA, foi um dos maiores incentivadores da primeira edição. “Houve um festival tradicional na região de Araraquara, no ano de 2018 ou 2019. Eu e alguns colegas inscrevemos nossas canções e gostamos muito dos nossos materiais, porém não fomos selecionados. De 100 inscritos, somente 20 foram escolhidos. Isso gerou uma curiosidade: quais as canções selecionadas? E as 80 que não foram, quais são? Quem são os artistas?
Então, surgiu a ideia de criarmos um festival alternativo para conhecer os artistas e as canções não selecionadas nesse festival. Isso gerou uma grande movimentação e repercussão nas redes sociais e foi assim que surgiu o festival alternativo”.
A primeira edição do FACA aconteceu no ano de 2019 em um formato independente com a apresentação de músicas alternativas de 19 artistas, entre amadores e profissionais, iniciantes e experientes
A edição 2024 contará com composições autorais, de vários estilos musicais, incluindo samba, rock, MPB, RAP, etc. Essa edição está sendo planejada e preparada desde o ano passado e se concretizará agora com o incentivo da Lei Paulo Gustavo Municipal.
Segundo Raffa Paiva, um dos produtores do FACA, junto com Cris Rosa e Rodrigo Bottari, a proposta é um festival alternativo nos termos musicais, artísticos e comportamentais. Além disso, busca trabalhar com artistas iniciantes e experientes, proporcionando trocas e relações saudáveis. É também alternativo em relação aos festivais tradicionais, porque geralmente são competitivos, tendo um tom de rivalidade entre os artistas “concorrentes”, seguindo uma hierarquia de critérios, muitas vezes injustos, para avaliar os artistas, premiando poucos e tendendo a selecionar músicas mais “comerciais”. Já o FACA é mais “horizontal”, ou seja, todos os artistas que tiveram suas músicas selecionadas para a apresentação ao vivo, receberão o mesmo valor de cachê, não haverá competição. Assim, os artistas poderão se sentir mais soltos no palco, pois a competição gera uma certa tensão. Além disso, mesmo as músicas enviadas na inscrição e que não foram selecionadas para a apresentação, serão reproduzidas com autorização dos compositores, durante o evento no dia 07/12, assim, ninguém fica de fora do FACA. O festival busca essa vertente de ser um festival inclusivo e de abrir um espaço para os artistas amadores que não estão em cena e integrar aqueles renomados que já são profissionais.
O objetivo é dar oportunidade àqueles artistas que não têm oportunidades em grandes festivais, e que, às vezes, não possuem suas músicas disruptivas sendo selecionadas. Segundo Cris Rosa, produtora executiva, o festival proporciona ao artista mostrar sua arte sem se preocupar se vai agradar ou chocar o público. Será um evento de muita troca de conhecimento, intenção, participação e interação entre os artistas e o público presente.
No Festival Alternativo de Canção Autoral, a música não é apenas um produto a ser consumido, ou um mero entretenimento, mas, sim, um meio de expressão, conexão e transformação das pessoas. O evento será baseado na linguagem anárquica dos apresentadores tropicalistas da televisão brasileira, como Glauber Rocha (Programa Abertura), Chacrinha (Programa do Chacrinha) e Tadeu Jungle (Fábrica do Som). O foco é criar um ambiente alternativo, que não se limita ao palco, mas se propaga para a plateia, através de intervenções, interações e provocações.
Os artistas selecionados para se apresentarem nesta edição são:

O festival é aberto ao público, gratuito e acontecerá no dia sete de dezembro, a partir das 18h30, no Cajuína Roça Maravilha em Araraquara. O local tem limite de lotação, então chegue cedo para garantir sua entrada.
O projeto tem a realização da Lei de Incentivo Paulo Gustavo, Ministério da Cultura do Governo Federal e da Secretaria de Cultura e Fundart da Prefeitura Municipal de Araraquara.
Saiba mais sobre o festival acessando o perfil do FACA no Instagram @festivalfaca. Aproveite pra seguir e compartilhar as publicações.
Serviços:
FACA – Festival Alternativo de Canção Autoral
Data: 07/12/2024
Cidade: Araraquara (SP)
Local: Cajuína Roça Maravilha Araraquara
Endereço: Rua Boa Esperança do Sul, nº 679
Horário: 18h30
